Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CRISE?

Lula anuncia medida emergencial após tarifaço de Trump ao Brasil

Tarifaço foi anunciado nesta quarta-feira, 9, por meio de carta

Por Redação

09/07/2025 - 19:03 h | Atualizada em 09/07/2025 - 19:33
Presidente Lula (PT) durante título Doctor Honoris
Presidente Lula (PT) durante título Doctor Honoris -

O presidente Lula (PT) convocou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e ministros do governo para uma reunião emergencial nesta quarta-feira, 9, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil.

O vice-presidente, que também é ministro da Indústria e Comércio, foi convocado para o Palácio do Planalto, por volta das 18h20, segundo informações da coluna Igor Gadelha, do portal Metrópoles.

Leia Também:

O encontro, que não está listado na agenda oficial do petista, também conta a presença dos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil) e Sidônio Palmeira (Secom).

Trump ataca: entenda tarifa de 50% imposta ao Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira, 9, uma tarifa de 50% sobre os produtos importados do Brasil.

A medida surge como uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na trama dos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, inicia o texto de Trump.

A nova taxação foi anunciada por meio de uma carta endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cobrança entra em vigor a partir do dia 1º de agosto.

Alckmin rebate

Antes da reunião, o vice-presidente se pronunciou sobre o caso e diz que a defesa do presidente americano ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é equivocada e beira a um desconhecimento sobre o Judiciário.

"Acho que ele está mal informado, porque o presidente Lula ficou preso quase dois anos. Ninguém questionou o poder judiciário. Ninguém questionou a questão do país. É um assunto do judiciário. É um assunto interno do Poder Judiciário. Uma interferência dessas, ela não é adequada, talvez até por desconhecimento", afirmou ele.

Brasil lidera em maiores tarifas

O Brasil passou a ocupar o primeiro lugar no ranking de países com as maiores tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos. Com a nova tarifa imposta ao Brasil, o país passa à frente de nações como Tailândia, Camboja e Myammar — todas com tarifas entre 35% e 40%.

Ao todo, os EUA já anunciaram sanções tarifárias unilaterais contra 20 países, sob a justificativa de pressão por acordos comerciais bilaterais.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brasil Donald Trump estados unidos Lula tarifa de 50%

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente Lula (PT) durante título Doctor Honoris
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Presidente Lula (PT) durante título Doctor Honoris
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

Presidente Lula (PT) durante título Doctor Honoris
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

Presidente Lula (PT) durante título Doctor Honoris
Play

Clima esquenta na Câmara: Motta e Jordy trocam acusações

x