Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÊMICA

Vereadora detona clássico de Jorge Amado e pede retirada das escolas

Tema foi discutido durante sessão legislativa na Câmara de Vereadores

Gabriela Araújo

Por Gabriela Araújo

20/06/2025 - 22:08 h
Vereadora Jessica Limone durante sessão legislativa
Vereadora Jessica Limone durante sessão legislativa -

O livro "Capitães da Areia", do renomado autor baiano Jorge Amado, tornou-se alvo de intensas críticas da vereadora Jessica Limone (PL), de Itapoá (SC), durante uma sessão legislativa. Para a parlamentar, a inclusão da obra no currículo das escolas brasileiras representa uma tentativa política de "marginalizar" as crianças.

"Está sendo trabalhado e discutido no ensino fundamental, para alunos de 7º e 8º ano, entre 12 e 13 anos, esse livro ['Capitães da Areia']. Se os senhores procurarem em livrarias e sites, ele tem uma classificação indicativa de 18 anos. Porém, a classificação dele, divulgada e oficial, é de 14 anos", iniciou a vereadora bolsonarista na última segunda-feira, 16.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ela ainda continuou em sua fala: "É uma maneira que o governo federal tem – que a esquerda tem – de introduzir a literatura brasileira. [...]. O que eu quero dizer com isso é que esse livro promove a marginalização infantil, é uma maneira pela qual a esquerda está infiltrando esse livro nas escolas".

Na ocasião, a vereadora demonstrou preocupação com o conteúdo exposto no livro e fez um apelo à secretária de Educação do município para retirar a obra da grade curricular dos jovens.

"O livro fala sobre racismo, romantiza o estupro, a relação sexual de adultos com crianças; esse livro está sendo discutido em sala de aula. Estou aqui fazendo um apelo para a secretária de Educação: há outros livros e outros materiais que podem ser discutidos em salas de aula para as nossas crianças", afirmou.

Leia Também:

Limone ainda diz ser a favor da discussão do livro, mas voltou a rechaçar a inclusão do exemplar em sala de aula.

"Eu não sou contra esse livro; inclusive, espero que esteja disponível na biblioteca municipal. Esse tipo de leitura cai no vestibular, só que este tipo de material é para um adulto. É para quem quer buscar esse conhecimento, ter ele à disposição, e não para os alunos de 12 a 13 anos".

Ao fazer referência a Jorge Amado, a política o intitulou de "comunista" e citou a trajetória do autor de "Gabriela, Cravo e Canela" na política.

"Quem foi Jorge Amado? Um escritor comunista, famoso, conhecido, inclusive, foi deputado federal e teve o seu mandato cassado. É isso que estamos ensinando para as nossas crianças", questionou.

Assista

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Jessica Lemonie (@jessica_lemonie)

Capitães da Areia

"Capitães da Areia" é um romance do escritor brasileiro Jorge Amado, publicado em 1937. A obra retrata a vida de um grupo de crianças abandonadas que vivem nas ruas de Salvador, Bahia, e são conhecidas como os "Capitães da Areia".

O livro explora temas como a marginalização, a pobreza, a violência e a luta pela sobrevivência em um contexto de abandono infantil. O romance é dividido em três partes e inclui um prólogo com cartas fictícias que ajudam a criar um senso de veracidade para a narrativa.

Quem foi Jorge Amado?

Jorge Amado (1912-2001) foi um dos mais célebres e influentes escritores brasileiros, reconhecido internacionalmente por suas obras que retratam a cultura, os costumes e as lutas sociais da Bahia.

Sua literatura é um verdadeiro mergulho na alma do povo baiano, com personagens vibrantes e enredos envolventes que misturam o realismo com elementos fantásticos e folclóricos.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Educação Jorge Amado Política vereadora

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vereadora Jessica Limone durante sessão legislativa
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Vereadora Jessica Limone durante sessão legislativa
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Vereadora Jessica Limone durante sessão legislativa
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Vereadora Jessica Limone durante sessão legislativa
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x