Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ALERTA

Suspeita de atrofia causada por vacina na Bahia é investigada pelo MPF

Ministério da Saúde diz que que casos como esse devem ser notificados e investigados

Anderson Ramos

Por Anderson Ramos

15/12/2025 - 17:34 h
Bebê toma vacina BCG. Foto ilustrativa.
Bebê toma vacina BCG. Foto ilustrativa. -

O Ministério Público Federal (MPF) abriu um inquérito civil para apurar a suposta relação de uma grave sequela ocasionada após a aplicação de uma dose de vacina BCG em crianças na Bahia.

De acordo com a portaria assinada pelo procurador da República Tiago Modesto Rabelo, uma denunciante informou que sua filha tomou o imunizante no dia 14 de julho de 2023 e 15 dias depois apresentou complicações que evoluíram para o quadro de atrofia cerebral.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ainda segundo o documento, o pai de uma outra criança também alegou que sua filha apresentou as mesmas reações. O lote da referida vacina foi identificada como de número 0371MA066, contudo, não informa em qual cidade ocorreu a aplicação.

Leia Também:

O MPF solicitou investigações do lote da vacina junto ao Ministério da Saúde. O prazo de tramitação do inquérito foi estipulado em um ano.

Famosa por deixar uma cicatriz na parte superior do braço direito, a BCG protege o organismo da Mycobacterium tuberculosis, bactéria causadora da tuberculose. É recomendado que a vacina seja administrada nas primeiras 12 horas de vida, mas está disponível até os 5 anos de vida da criança.

MS responde

Em nota enviada ao Portal A TARDE, o Ministério da Saúde disse que as vacinas ofertadas pela pasta são submetidas a rigorosos processos de avaliação de segurança, eficácia e qualidade - em articulação com o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) – e a sua disponibilização ocorre após análise e registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Ainda de acordo com o MS, eventos supostamente atribuídos à vacinação, não indicam, por si só, relação causal imediata, e que casos como esse devem ser notificados e investigados.

Veja a nota na íntegra:

Todas as vacinas ofertadas pelo Ministério da Saúde são submetias por rigorosos processos de avaliação de segurança, eficácia e qualidade - em articulação com o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS/Fiocruz) – e a sua disponibilização ocorre após análise e registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O Brasil conta com um sistema de farmacovigilância, responsável por monitorar a segurança das vacinas ofertadas à população, presente em todo o país e que funciona de forma integrada entre profissionais de saúde, municípios, estados e o nível federal, garantindo análise adequada de possíveis eventos relacionados à imunização.

A confirmação das causas de eventos supostamente atribuíveis à vacinação (ESAVI) exige investigação rigorosa. Esses eventos correspondem a qualquer manifestação clínica após a aplicação de uma vacina, sem indicar, por si só, relação causal imediata. Os casos devem ser notificados no e-SUS Notifica e investigados pelos gestores locais, com o apoio do Ministério da Saúde.

Em relação à BCG, vacina utilizada há décadas no país, seu perfil de segurança é amplamente reconhecido.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

atrofia cerebral BCG Ministério Público Federal Vacinação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Bebê toma vacina BCG. Foto ilustrativa.
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Bebê toma vacina BCG. Foto ilustrativa.
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Bebê toma vacina BCG. Foto ilustrativa.
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Bebê toma vacina BCG. Foto ilustrativa.
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x