Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

STF tem dois votos para condenar Zambelli e hacker

Primeira Turma da Corte julga o caso nesta sexta, 9

Por Redação

09/05/2025 - 15:19 h
Supremo tem dois votos para condenar Carla Zambelli
Supremo tem dois votos para condenar Carla Zambelli -

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) tem dois votos para condenar a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker Walter Delgatti, julgados pela invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Até o momento, votaram os ministros Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.

Relator do caso, Moraes defendeu que Zambelli seja condenada a dez anos de reclusão em regime fechado, além do pagamento de multa e perda do mandato parlamentar. Para Delgatti, o ministro votou pela pena de oito anos e três meses de reclusão, inicialmente em regime fechado, com aplicação de multa.

"É completamente absurda a atuação vil de uma deputada, que exerce mandato em representação do povo brasileiro, e de um indivíduo com conhecimentos técnicos específicos, que causaram relevantes e duradouros danos à credibilidade das instituições, em completa deturpação da expectativa dos cidadãos e violação dos princípios constitucionais consagrados no Brasil", disparou Moraes ao declarar seu voto.

Logo após o voto de Moraes, Zanin seguiu o relator do processo, votando pela reclusão e aplicação de multa da deputada e do hacker. A denúncia é da Procuradoria-Geral da República. Segundo a PGR, a dupla planejou e coordenou ataques ao sistema do CNJ, chegando a forjar um mandado de prisão contra Alexandre de Moraes.

“Os desmedidos e seletivos ataques coordenados pela parlamentar denunciada e efetivados pelo denunciado Walter Delgatti Neto possuem gravidade acentuada e tiveram o propósito espúrio de tentar colocar em dúvida a legitimidade e a lisura da Administração da Justiça, como estratégia para incitar a prática de atos antidemocráticos e tentar desestabilizar as instituições republicanas", diz trecho da denúncia.

Leia Também:

Defesa de Zambelli

Ao pedir que Carla Zambelli seja absolvida, a defesa alegou ausência de provas, afirmando que a denúncia se baseia apenas nas falas de Delgatti, a quem se refere como "mitômano".

"Destaque-se que o elo entre a incontestável invasão aos sistemas governamentais e o envio dos arquivos falsos para o e-mail da suplicante é, apenas e tão somente, a palavra de um mitômano, useiro e vezeiro em cometer delitos e que nem sequer foi capaz de apresentar uma única versão dos fatos", diz a defesa da deputada.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Carla Zambelli Moraes STF supremo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Supremo tem dois votos para condenar Carla Zambelli
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Supremo tem dois votos para condenar Carla Zambelli
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

Supremo tem dois votos para condenar Carla Zambelli
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

Supremo tem dois votos para condenar Carla Zambelli
Play

Clima esquenta na Câmara: Motta e Jordy trocam acusações

x