Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

PROPOSTA

Ministério Público envia à Alba projeto de reestruturação de carreira

Segundo o procurador-geral Pedro Maia, tem como objetivo atualizar os marcos legais que regulam as carreiras do MP baiano

Por Redação

09/05/2025 - 8:44 h
Sede do MPBA no Centro Administrativo da Bahia, Salvador
Sede do MPBA no Centro Administrativo da Bahia, Salvador -

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) propôs à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a reestruturação do plano de carreiras e vencimentos dos servidores do órgão.

O Projeto de Lei Ordinária, encaminhado pela Procuradoria-Geral de Justiça ao parlamento, altera as Leis Estaduais nº 8.966/2003 e nº 12.607/2012 e foi aprovada pelo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça em sessão ordinária realizada em 14 de abril e, segundo o procurador-geral Pedro Maia, tem como objetivo atualizar os marcos legais que regulam as carreiras do Ministério Público baiano.

Leia Também:

“A passagem do tempo impõe a necessária modernização desses marcos legais, com vistas à sua adequação ao atual contexto institucional”, afirmou. De acordo com o texto, a reformulação do plano de carreiras e vencimentos é resultado de um processo técnico conduzido com participação direta do Sindicato dos Servidores do Ministério Público da Bahia (Sindsemp).

O projeto prevê a reorganização da estrutura de cargos e funções, a redefinição dos critérios para progressão e promoção e a introdução de um novo sistema de classes e níveis. Além da atualização normativa, o texto propõe mudanças na estrutura remuneratória, mantendo o vencimento básico como eixo central e criando mecanismos para reconhecimento do desempenho funcional.

“Tais ajustes foram concebidos com cautela técnica, observando os limites legais e as diretrizes da responsabilidade fiscal, sem comprometer o equilíbrio orçamentário institucional”, diz o procurador-geral.

A proposta também prevê a reorganização dos cargos em comissão e funções de confiança. As mudanças incluem a redefinição das nomenclaturas, delimitação de atribuições e redimensionamento dos quantitativos. O objetivo, segundo Pedro Maia na justificativa, é adequar a estrutura organizacional aos parâmetros estabelecidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), especialmente no que diz respeito à designação de servidores efetivos para funções de direção, chefia e assessoramento.

Nos anexos do projeto, estão consolidadas as atribuições de cada cargo e os requisitos de escolaridade. A medida, acrescentou Maia, busca oferecer maior transparência e previsibilidade na gestão de pessoal. Também é regulamentada a mobilidade funcional, com previsão para remoções, permutas e disposições de servidores, com base em perfis de competências e necessidades institucionais.

O projeto, ainda segundo o procurador-geral de Justiça, foi elaborado com base em estudos de impacto financeiro e está em conformidade com os limites da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). A iniciativa, concluiu ele, “busca modernizar seu regime jurídico de pessoal, qualificar a gestão de seus quadros e promover maior coerência entre os instrumentos normativos e os princípios constitucionais que regem a administração pública”.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alba MPBA reestruturação de carreira

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Sede do MPBA no Centro Administrativo da Bahia, Salvador
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Sede do MPBA no Centro Administrativo da Bahia, Salvador
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

Sede do MPBA no Centro Administrativo da Bahia, Salvador
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

Sede do MPBA no Centro Administrativo da Bahia, Salvador
Play

Clima esquenta na Câmara: Motta e Jordy trocam acusações

x