Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CONTRA O ASSÉDIO

Salvador terá vagões exclusivos para mulheres no metrô

Concessionária tem 30 dias para se adequar a nova lei

Por Anderson Ramos

01/04/2025 - 7:02 h | Atualizada em 01/04/2025 - 15:53
Metrô de Salvador terá vagões exclusivo para mulheres
Metrô de Salvador terá vagões exclusivo para mulheres -

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) tornou em lei o projeto da vereadora Marta Rodrigues (PT) que destina vagões exclusivamente para mulheres no metrô de Salvador. A sanção foi publicada na edição de segunda-feira, 31, do Diário Oficial do Município.

O Portal A TARDE foi às ruas de Salvador para ouvir opiniões dos usuários do metrô de Salvador.

Leia Também:

A nova lei determina que os espaços sejam reservados no horário de pico matutino no intervalo entre 6h e 9h e vespertino no intervalo entre 17h e 20h, sempre nos dias úteis. A medida não vale para os sábados, domingos e feriados. A lei não especifica a quantidade de vagões a serem destinados para o transporte exclusivo de mulheres.

Em caso de descumprimento da obrigação, a concessionária poderá sofrer sanções que vão de advertência expressa, até multa de R$ 10 mil por dia, por linha, a partir da terceira ocorrência.

Para o infrator que se recusa a sair de forma voluntária do vagão exclusivo para mulheres a lei prevê punição de até R$ 1 mil a partir da terceira ocorrência.

Além disso, está permitida a permanência de crianças de até 12 anos de idade, desde que acompanhadas por mulheres; homem que esteja acompanhando mulher com deficiência; homem com deficiência, desde que acompanhado por mulher e agentes de segurança das concessionárias de transporte sobre trilhos, policiais e guardas municipais, desde que fardados e no exercício da profissão. Assim como também de profissionais da área de saúde, para prestar atendimento emergencial e qualquer cidadão que esteja em condições de prestar auxílio a alguma passageira do vagão feminino.

Ao Portal A TARDE, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), informou que já aguardava a sanção da lei municipal e iniciará as tratativas com a CCR Metrô Bahia para estudar a viabilidade da implementação, definir o planejamento necessário e adotar as medidas adequadas para garantir o cumprimento da norma. A Sedur e a CCR Metrô tem 30 dias contados a partir da sanção do prefeito para se adequarem a lei.

Justificativa

Segundo Marta Rodrigues, a matéria segue as experiências do chamado “vagão rosa”, já instalados em cidades como Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife. Ela destaca que, cotidianamente, mulheres são assediadas dentro do transporte público, no entanto, muitas delas ficam constrangidas para realizar a denúncia.

“É corriqueiro, volta e meia sabemos de casos de assédio, de violência contra a mulher por homens em transporte público. Uma cultura machista e criminosa que não podemos compactuar. E se nos cabe essas possibilidades, temos que acatá-las. O sentido desse projeto é contribuir para o combate e prevenção ao assédio e violência contra mulheres, coibindo, sobretudo, as ações de importunação sexual já registradas no sistema metroviário de Salvador”, justificou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

assédio Bruno Reis CCR Metrô Bahia lei Marta Rodrigues metrô Salvador vagões exclusivos para mulheres

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Metrô de Salvador terá vagões exclusivo para mulheres
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Metrô de Salvador terá vagões exclusivo para mulheres
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Metrô de Salvador terá vagões exclusivo para mulheres
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Metrô de Salvador terá vagões exclusivo para mulheres
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

x