POLÍTICA
Ministra reage à pressão por mulher no STF e avalia escolha de Lula
Presidente deve indicar o Jorge Messias para a vaga deixada por Luís Roberto Barroso na Corte

Por Yuri Abreu

A ministra de Relações Institucionais do governo Lula (PT), Gleisi Hoffmann, saiu em defesa do presidente após pressões para que o petista optasse por uma mulher no Supremo Tribunal Federal (STF) para a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.
O mandatário, no entanto, mesmo com os apelos, já definiu o seu escolhido: o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias. Ele venceu a disputa contra outros nomes ventilados como o baiano Bruno Dantas, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Gleisi Hoffmann, em defesa do presidente, afirmou que Lula tem compromisso com as mulheres e questões de gênero e raça, mas destacou que cabe única e exclusivamente ao petista essa escolha.
Leia Também:
"A gente tem que lembrar que ele foi o presidente que mais indicou mulheres, seja para cargos no Judiciário, seja para cargos no Executivo", afirmou Gleisi Hoffmann em entrevista ao Metrópoles, na quinta-feira, 16.
A ministra Cármen Lúcia foi indicada por ele. Aliás, o primeiro negro no Supremo, o ministro Joaquim Barbosa, também foi indicado pelo presidente”
Indicações femininas
A ministra de Relações Institucionais, ao reforçar a defesa de Lula, pontuou que o presidente indicou uma mulher para o Superior Tribunal Militar (STM): a advogada Verônica Abdalla Sterman.
“O presidente acabou de indicar mais uma mulher para o Superior Tribunal Militar — já havia indicado a primeira anteriormente. Indicou mulheres para o STJ, para a presidência de banco público, e nomeou mais ministras em seu governo", lembrou Gleisi.
"Então não se pode ter dúvidas sobre o compromisso que o presidente tem com as mulheres, com as questões de gênero e raça”, finalizou a ministra.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes