TENSÃO
Após bate-boca, Fux abandona plenário do STF durante fala de Gilmar
Clima tenso entre ministros foi levado para o plenário da Suprema Corte

Por Redação

O clima tenso entre os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux nos bastidores do Supremo Tribunal Federal (STF) foi levado para o plenário na sessão da quarta-feira, 15.
O Supremo julgava um processo sobre os valores obtidos através de condenações em ações públicas na Justiça do Trabalho não serem destinados a um fundo específico, como prevê a legislação.
Gilmar usou o caso para renovar suas críticas à Lava Jato, lendo mensagens trocadas entre procuradores e acusando-os de cretinos. Fux, com quem havia discutido havia minutos, levantou-se da cadeira e deixou o plenário para não mais retornar.
Leia Também:
Um ministro afirmou ao jornal Folha de S. Paulo, que a retirada de Fux foi percebida pelos colegas como um ato de repúdio a Gilmar. O clima na corte seguiu tenso nesta quinta-feira (16). Gilmar e Fux, procurados, não se manifestaram.
Bate-boca
Os ministros Gilmar Mendes e Luiz Fux tiveram uma discussão durante um dos intervalos da sessão de quarta-feira, 15, em uma das salas do Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com a colunista Mônica Bergamo, da Folha, Gilmar questionou Fux, de forma irônica, por ele ter suspendido um recurso em que Sergio Moro tenta reverter decisão que o tornou réu pelo crime de calúnia contra o próprio Gilmar. O placar da Primeira Turma já estava em 4 a 0 contra Moro, mas Fux pediu vista para analisá-lo melhor.
De acordo com relatos, Gilmar disse a Fux: "Vê se consegue fazer um tratamento de terapia para se livrar da Lava Jato". Ainda segundo os relatos, Fux reagiu. Respondeu que tinha pedido vista do caso de Moro para examiná-lo melhor e que também estava contrariado com Gilmar, que falaria mal dele em diversos lugares e ocasiões.
Gilmar afirmou que isso era verdade, mas que falava mal de Fux publicamente, e não pelas costas, por considerá-lo uma figura lamentável.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes