Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SERVIDORES PÚBLICOS

Promoção de PMs e reajuste para 53 categorias: Jerônimo sanciona pacote

Reajuste varia de 10,2% a 22,1% em dois anos; saiba quando será pago

Cássio Moreira

Por Cássio Moreira

08/09/2025 - 18:29 h | Atualizada em 08/09/2025 - 20:17
Governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Governador Jerônimo Rodrigues (PT) -

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) sancionou, em agenda no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), nesta segunda-feira, 8, os projetos que garantem o reajuste de servidores e a reestruturação dos comandos regionais da Polícia Militar.

A nova lei autorizada pelo petista prevê ganhos que variam de 10,2% até 22,1% aos funcionários públicos no período de dois anos, isto é, 2025 a 2026.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Mais cedo, às 16h, Jerônimo assinou o reajuste dos servidores, que serão contemplados nas áreas de Fiscalização, Regulação, Gestão Pública e Obras Públicas.

A medida também contempla o quadro de Magistério Público das universidades estaduais. Serão beneficiadas 55 carreiras do funcionalismo público estadual, sendo 36 de nível superior e 19 de nível médio.

Quando o reajuste será pago?

Os reajustes serão implementados nas folhas de pagamentos dos meses de setembro e outubro, a depender da carreira, conforme informações do petista.

Presidente da ALBA comemora

O texto, aprovado pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ainda prevê a contemplação da carreira de Especialista dentro da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais do Estado.

"O pacote de 53 carreiras, que nós votamos a semana passada na Assembleia Legislativa, onde nós convocamos, convidamos, melhor assim dizendo, o secretário para estar na casa, o secretário da Fazenda, para nos explicar todos os pontos desse projeto de lei, que hoje se tornou lei", disse Ivana Bastos (PSD), presidente da ALBA, que completou:

"Eu fico muito feliz, porque aqui foi reestruturação de carreiras, foi reajuste salarial, foi o cuidar de gente. Agradecer à Assembleia Legislativa, aos 63 deputados que chegaram, que discutiram, que votaram".

Veja como fica a tabela de reajustes:

  • Técnico em Fiscalização e Regulação - 22,10%
  • Polícia Civil da Bahia (PCBA) - 22,00%
  • Técnico em Obras Públicas - 21,04%
  • Especialista em Fiscalização e Regulação - 15,62%
  • Grupo Ocupacional Gestão Pública - 15,69%
  • Grupo Ocupacional Artes e Cultura - 15,57%
  • Especialista em Obras Públicas - 14,11%

Leia Também:

Em seguida, às 18h, Jerônimo sancionou o texto que cria novos comandos regionais da Polícia Militar em três municípios: Jequié, Irecê e Alagoinhas.

Reestruturação organizacional na segurança pública

A Bahia ganhou com três novos comandos regionais, em Jequié, Irecê e Alagoinhas, e mais 19 Companhias Independentes pelo estado.

Além disso, 304 policiais militares foram promovidos com as alterações.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Carlos Magalhães, destacou o gesto do governador ao interiorizar a pauta da segurança pública e promover a reestruturação organizacional.

"Criamos postos de trabalho para nossos oficiais, são 19 unidades com postos distintos de trabalho, e isso é exatamente demonstração do nosso governador de atender a demanda maior nossa. Nós estamos neste momento promovendo 304 oficiais, e digo, é a maior das promoções feitas por um governador do estado da Bahia", pontuou o comandante.

O secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, ressaltou as ações e alterações promovidas na área pelo governo nos primeiros anos de mandato e reforçou o trabalho de regionalização da pauta de combate à violência.

"São atividades, ações que fortalecem também a inteligência, que fortalece também a atividade correcional, que fortalece também a capacidade operacional, a capacidade administrativa. Então, tudo prepara hoje para que a gente possa trilhar o fortalecimento cada vez mais do policiamento do interior do Estado", afirmou Werner.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

governo Jerônimo Jerônimo Rodrigues polícia militar da bahia reajuste salarial

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

Governador Jerônimo Rodrigues (PT)
Play

Trump diz que gosta de Lula, após nova conversa com petista

x