POLÍTICA
Bahia x Pará: Lula leva disputa da maniçoba para a COP30
Em tom bem-humorado, presidente exaltou a culinária regional

Por Flávia Requião

Durante a abertura oficial da COP30, na manhã desta segunda-feira, 10, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aproveitou o tom descontraído para destacar a culinária local e fazer uma brincadeira sobre a disputa entre Pará e Bahia pela melhor maniçoba.
“Tirem proveito. Aqui vocês vão comer comida que vocês não comeram em lugar nenhum do mundo”, disse Lula, em referência aos sabores amazônicos. “Não se esqueça de comer a maniçoba. O tradutor pode traduzir direito, maniçoba, que nós estamos em uma disputa entre Pará e Bahia para ver quem tem uma maniçoba melhor”, completou o presidente, arrancando risadas do público.
Leia Também:
Lula também ressaltou o simbolismo de realizar a conferência em território amazônico, descrevendo o desafio como comparável ao próprio combate à poluição global.
“Fazer a COP aqui é um desafio tão grande quanto acabar com a poluição no planeta Terra, seria mais fácil ter feito em uma cidade acabada, que não tivesse problema e nós resolvemos aceitar o desafio de fazer a COP no estado da Amazônia para provar que, quando se tem disposição política, vontade e quando tem compromisso, a gente prova que o homem não tem nada que seja impossível para ele, o impossível é a gente não ter coragem de enfrentar desafios”, afirmou.
A COP30, que começou nesta segunda, acontece em Belém, no Pará, e reúne líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para debater soluções e compromissos no enfrentamento da crise climática.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



