Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

JUSTIÇA

Além de Bolsonaro: relembre ex-presidentes que enfrentaram a Justiça

Jair Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão pela PF nesta sexta-feira, 18

Por Redação

18/07/2025 - 19:17 h
Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica
Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica -

Jair Bolsonaro (PL) não é o primeiro ex-presidente a ter que cumprir medidas judiciais com o uso de tornozeleira eletrônica. Antes, Fernando Collor também precisou utilizar o dispositivo de monitoramento depois de ser condenado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, após a Operação Lava Jato.

Bolsonaro foi alvo de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira, 18, deflagrada pela Polícia Federal (PF), por autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O uso da tornozeleira é uma das medidas restritivas impostas pela Suprema Corte ao ex-mandatário devido ao risco de fuga do país. Bolsonaro, contudo, negou a possibilidade.

Leia Também:

Deste modo, a utilização do objeto vai na contramão do que aconteceu com Collor. Isso porque, até o momento, Bolsonaro ainda não foi condenado.

Entenda a relação com outros ex-presidentes

Já dos ex-presidentes que já tiveram problema na Justiça, e terminaram se tornando réus, estão os presidentes Lula, Dilma Rousseff, ambos do PT, e Michel Temer (MDB).

Esses ex-presidentes, contudo, não fizeram uso da tornozeleira eletrônica. No entanto, Lula e Temer acabaram sendo presos, sendo o petista em 2018, e Temer em 2019.

A prisão preventiva de Temer durou apenas quatro dias, mas foi um marco simbólico na sequência de ações contra ex-chefes do Executivo.

Já a de Lula durou 580 dias, e foi anulada em 2021, quando o STF reconheceu a suspeição do então juiz Sergio Moro, que ganhou holofote após essa Operação Lava Jato.

Saiba quando prisão de Bolsonaro pode acontecer

Jair Bolsonaro foi alvo de mandado de busca e apreensão na manhã desta sexta-feira,18, cumprido pela Polícia Federal, por determinação do STF.

As ações se baseiam na investigação que aponta que ele atuou, ao lado do filho Eduardo Bolsonaro, para promover ataques à soberania nacional e à independência do Judiciário, inclusive com apoio estrangeiro.

O ministro Alexandre de Moraes, impôs uma série de restrições ao ex-presidente, como o uso de tornozeleira eletrônica, recolhimento domiciliar noturno, proibição de contato com embaixadores, diplomatas e outros investigados, além da proibição do uso de redes sociais.

A determinação de Moraes não incluiu o pedido de prisão preventiva do ex-presidente, mas ele deve ser julgado em breve no processo em que é réu por tentativa de golpe de Estado e outros crimes.

O processo

Na última segunda-feira, 14, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a condenação de Jair Bolsonaro e de outros sete réus por organizar uma tentativa de golpe de Estado.

O documento, com alegações finais na ação penal contra o "núcleo 1" da trama golpista, que inclui os líderes do esquema, foi encaminhado pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Gonet citou o papel exercido por Bolsonaro na tentativa de ruptura democrática, em atos que tiveram início em 2021 e culminaram nos ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023.

Gonet, no entanto, não estimou o cálculo das penas, mas se a Primeira Turma do STF aplicar as penas máximas dos crimes listados pela PGR, Bolsonaro será condenado a até 43 anos de prisão.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bolsonaro Jair Bolsonaro justiça STF tornozeleira eletrônica

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

Bolsonaro terá que usar tornozeleira eletrônica
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

x