Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍCIA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍCIA

Delegado tido como 'inimigo nº 1' do PCC é morto a tiros

Homem foi executado enquanto dirigia em estrada de São Paulo

Luiz Almeida

Por Luiz Almeida

15/09/2025 - 22:04 h
Imagem ilustrativa da imagem Delegado tido como 'inimigo nº 1' do PCC é morto a tiros
-

O ex-delegado-geral de São Paulo e atual secretário de Administração de Praia Grande, Ruy Ferraz Fontes, foi morto a tiros nesta segunda-feira, 15, no litoral paulista.

Conhecido por sua atuação firme contra o crime organizado e considerado um dos principais inimigos do Primeiro Comando da Capital (PCC), ele foi executado quando dirigia um carro no bairro Nova Mirim, em Praia Grande. A informação é do G1.

Tudo sobre Polícia em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Segundo a Polícia Militar, criminosos desceram de outro veículo e atiraram diversas vezes contra o carro de Fontes, que perdeu o controle da direção e morreu no local. O crime ocorreu por volta das 18h, na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas, próximo ao Fórum da cidade.

O Samu foi acionado e constatou a morte do delegado no local. A Prefeitura de Praia Grande e a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) lamentaram o assassinato.

Feridos no ataque

Além de Fontes, um homem e uma mulher que passavam pelo local foram atingidos pelos disparos. As vítimas receberam os primeiros socorros e foram encaminhadas para a UPA Quietude, sendo depois transferidas para o Hospital Municipal Irmã Dulce. De acordo com a prefeitura, ambos não correm risco de morte.

Leia Também:

A SSP-SP informou que equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil foram mobilizadas para identificar e prender os responsáveis. O veículo utilizado pelos criminosos já foi localizado e a área foi isolada para perícia.

“Equipes estão em campo, realizando diligências e utilizando ferramentas de inteligência para identificar, prender e responsabilizar os envolvidos”, afirmou a pasta em nota.

Quem era Ruy Ferraz Fontes

Com mais de 40 anos de carreira na Polícia Civil, Fontes foi um dos nomes mais respeitados da corporação. Formado em Direito pela Faculdade de São Bernardo do Campo, com pós-graduação em Direito Civil, passou por divisões como DHPP, Denarc e Deic.

Foi no Deic, no início dos anos 2000, que iniciou investigações sobre o PCC, sendo responsável por prisões de lideranças e pelo mapeamento da estrutura da facção.

Sua atuação foi decisiva durante os ataques de maio de 2006, quando o grupo criminoso promoveu uma série de atentados contra forças de segurança em São Paulo.

Entre 2019 e 2022, comandou a Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo. Nesse período, liderou a transferência de chefes do PCC de presídios paulistas para penitenciárias federais, medida considerada estratégica para enfraquecer o poder da facção dentro do sistema prisional.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

delegado morto delegado-geral São Paulo

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Caseiro é preso com arsenal em sítio em Vila de Abrantes

Play

Corpo de jovem desaparecido em Boa Viagem é encontrado em praia da Ilha de Vera Cruz

Play

Homem que esfaqueou e atropelou a nora é preso; veja vídeo do crime

Play

Líder do PCC é preso com laboratório de drogas em Lauro de Freitas

x