Busca interna do iBahia
HOME > colunistas > TEMPO PRESENTE
COLUNA

Tempo Presente

Por Redação, com Paulo Leandro e Miriam Hermes

ACERVO DA COLUNA
Publicado domingo, 07 de dezembro de 2025 às 1:45 h | Autor:

Editora da Ufba é campeã do Brasil

Confira a coluna Tempo Presente

Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email
Imagem ilustrativa da imagem Editora da Ufba é campeã do Brasil
-

O título de campeã brasileira, recentemente conquistado pela Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), pode ser interpretado como o reconhecimento de um projeto vitorioso de difusão de conhecimento.

Seria temer errar calcular quantas publicações de qualidade editorial já teriam ido a prelo pelo selo Edufba, a maioria originárias de dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas na própria universidade de Edgard Santos.

Tudo sobre Tempo Presente em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Na semana de luto pela perda de Jeferson Bacelar, referência nas Ciências Sociais, coube a uma autora formada neste mesmo curso, a felicidade de voltar a ter seu trabalho laureado, depois de vencer o Prêmio Capes 2021.

Orientada por Messias Bandeira, doutora Hannah Bellini venceu a 11ª edição do Prêmio da Associação Brasileira das Editoras Universitárias: “Em busca de algo em que acreditar: identidade, islã e radicalismo na Inglaterra do século XXI”.

– Processos de radicalização e terrorismo são fenômenos que, embora amplamente midiatizados e debatidos, são pouco entendidos e refletidos em complexidade tanto no âmbito acadêmico quanto no senso comum – afirma a pesquisadora Hannah Bellini.

Segundo Hannah, o livro, “que trata da vinculação de jovens ingleses ao autoproclamado Estado Islâmico, tem sua ênfase em questões identitárias associadas ao multiculturalismo, à midiatização e à globalização”.

Leia Também:

O aspecto central do fenômeno não é a radicalização religiosa, mas, pode ser melhor descrito como uma busca por “algo em que acreditar”, como já sinaliza o título da tese/livro.

Não menos relevante é o livro “Suicídio, bioética e neoliberalismo: entre as éticas da vida e as políticas de morte”, de Luana Lima, vice-campeão brasileiro em Ciências Humanas, também pela Edufba.

Bonecas pretas e história

O projeto “Bonecas Pretas” mobiliza alunos do primeiro ano do ensino médio na produção de 39 bonecas inspiradas em heroínas da história baiana, fruto da parceria entre a educadora Daniela Torres e a artesã Adele Maria para ampliar repertórios de uma turma majoritariamente branca.

Na próxima quinta-feira, as peças de 40 centímetros, representando figuras como Dandara, Makota Valdina, Maria Felipa, Carolina de Jesus, Luislinda Valois e outras 34 personalidades, serão entregues a moradoras de comunidades quilombolas da Rota da Liberdade, em Cachoeira, no Recôncavo baiano.

POUCAS & BOAS

A comunidade de Monte Belo, em Dias D’Ávila, recebe hoje o projeto Mais Cidadania com diversos serviços gratuitos voltados para a população jovem e adulta e diversão para a criançada com atividades recreativas. Desenvolvido pela Bracell na região de atuação direta, o projeto tem parceria das prefeituras dos territórios do Recôncavo, Litoral Norte e Agreste Baiano. Em 2025 a iniciativa já passou por municípios como Itanagra, Alagoinhas e Catu. No próximo domingo será na comunidade de Curralinho, em Mata de São João.

A Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, de Itabuna, abriu mil vagas em 19 cursos para o primeiro semestre de 2026. As inscrições começam amanhã (08) para pessoas acima de 17 anos, que desejam se capacitar e aprimorar os conhecimentos em diferentes áreas. Além dos cursos já existentes, as novas opções são Marmita Fitness, Química Capilar, Massagem Desportiva, Customização, Cuidador de Idoso e Extensão de Cílios. No segundo semestre deste ano, 568 pessoas concluíram os cursos oferecidos.

Em Teixeira de Freitas começa amanhã o Festival Cultural 2025, para destacar as produções e projetos que movimentaram a cena cultural da cidade durante este ano. Com entrada gratuita, até a próxima quinta-feira o evento vai festejar a mistura de ritmos, as histórias e os diferentes estilos de arte, através da música, dança, teatro e apresentações formativas. Sempre com início às 19h na sede da Secretaria de Cultura e Turismo, o festival deverá reunir diferentes grupos e linguagens artísticas.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Assine a newsletter e receba conteúdos da coluna O Carrasco