BRASIL
Mulheres já podem retirar absorventes gratuitos pelo SUS
Iniciativa faz parte do Programa Dignidade Menstrual

As mulheres que enfrentam dificuldades para comprar absorventes agora têm um caminho mais rápido para conseguir o produto de maneira gratuita. Desde a última terça-feira, 28, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país estão autorizadas a emitir a liberação para retirada de absorventes menstruais nas farmácias populares, dentro do programa Dignidade Menstrual – Um Ciclo de Respeito.
Leia Também:
O benefício está disponível para pessoas entre dez e 49 anos inscritas no CadÚnico, estudantes da rede pública de ensino e pessoas em situação de rua. Para ter direito, é preciso ter renda mensal de até R$ 218, além de possuir CPF e conta no Gov.Br.
Nas UBS, qualquer profissional de saúde — médico, enfermeiro, técnico de enfermagem ou agente comunitário — pode identificar quem tem direito e gerar a autorização diretamente nos sistemas e-SUS e e-Gestor APS. Depois, a retirada do material é feita nas farmácias credenciadas pelo Programa Farmácia Popular.
Passo a passo da retirada
- Presencial: vá até uma UBS, converse com o profissional de saúde e peça a impressão da autorização.
- Digital: acesse o aplicativo ou site Meu SUS Digital, clique em “Programa Dignidade Menstrual” e em “Emitir Autorização”. É necessário fazer login pelo Gov.Br.
- Na farmácia: apresente a autorização digital ou impressa junto a um documento oficial com foto e CPF.
A autorização tem validade de 180 dias e garante 40 unidades por beneficiária, cobrindo até dois ciclos menstruais.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




