Busca interna do iBahia
HOME > BRASIL
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

BRASIL

Marinha brasileira anuncia o segundo maior navio da Esquadra

Novo navio vai fortalecer a capacidade do País em defesa e ajuda humanitária

Redação

Por Redação

10/09/2025 - 16:54 h
Marinha Brasileira adquire mais uma embarcação
Marinha Brasileira adquire mais uma embarcação -

A Marinha Brasileira (MB) anunciou, nesta quarta-feira, 10, o contrato de aquisição da nova embarcação HMS “Bulwark”, da Marinha Real Britânica, que é classificado como navio doca-multipropósito da Classe “Albion”.

A negociação foi firmada durante a Defence & Security Equipment International United Kingdom (DSEI UK) 2025, um dos principais eventos globais de defesa, que reúne diversos países, forças armadas, líderes da indústria e representantes do país.

Tudo sobre Brasil em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O acordo segue o protocolo de intenções firmado em abril deste ano, durante a LAAD Defence & Security 2025, realizada no Rio de Janeiro.

A assinatura foi oficializada a bordo do HMS “Mersey”, pelo Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar Luiz Siqueira Barbosa, e pelo Second Sea Lord da Royal Navy, Vice-Almirante Martin Connell, com a presença do Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen e demais autoridades civis e militares.

Leia Também:

Como é a embarcação

O HMS “Bulwark” tem 176 metros de comprimento, deslocamento de 18.500 toneladas e capacidade para até 710 militares. O navio mantém uma velocidade média de 18 nós, que equivale a, aproximadamente, 34 quilômetros por hora.

Somado a isso, o navio apresenta uma grande capacidade de transporte de carga e pessoas, estando apto a realizar o envio célere de estruturas para:

  • Hospitais de campanha;
  • Mantimentos;
  • Medicamentos;
  • Itens essenciais diretamente às áreas afetadas por desastres.

Além disso, será empregado na proteção da Amazônia Azul, região estratégica das águas jurisdicionais brasileiras, rica em recursos naturais e minerais. Nesse contexto, o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, destacou:

“A aquisição do HMS ‘Bulwark’ constitui um marco no esforço de recomposição do núcleo do Poder Naval, contribuindo sobretudo para o exercício da soberania em águas sob jurisdição do Estado. A Marinha do Brasil reafirma, assim, seu compromisso com a ampliação da capacidade de presença em áreas de interesse e com a condição de eficiência adequada para atuar em diferentes cenários, seja em operações de defesa ou em apoio à população brasileira em situações de emergência, em especial nas respostas a desastres naturais e missões de assistência humanitária”.

Treinamento e incorporação à Esquadra

A MB possui um Plano de Configuração de Forças (PCF) que estipula prazos para a aquisição de meios navais por construção ou obtenção.

A aquisição do HMS “Bulwark foi estipulada pela necessidade de ampliar a capacidade da MB, com meios mais modernos e robustos para operações de projeção de poder apoio humanitário e Defesa da soberania, garantindo para a Força a plena operacionalidade de um navio multipropósito em curto espaço de tempo.

Atualmente a embarcação está em Plymouth, na Inglaterra, passando por um processo inteiro de revitalização, que inclui:

  • Modernização dos sistemas de comando e controle;
  • Atualização dos equipamentos de comunicações;
  • Revisão completa de seus sistemas de propulsão e geração de energia.

O término da revitalização está previsto para 2026. Esses trabalhos estendem a vida útil do navio por, pelo menos, duas décadas, garantindo segurança operacional e adequação às demandas atuais da MB.

De acordo com o Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante de Esquadra Edgar, “a relação entre a Marinha do Brasil e a Royal Navy é histórica. O Navio Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico, principal embarcação da Esquadra Brasileira, também foi adquirido da Inglaterra e chegou ao Brasil em 2018. As aquisições do NAM ‘Atlântico’ e do HMS ‘Bulwark’ refletem essa parceria estratégica, que envolve não apenas transferência de meios navais, mas também intercâmbio de conhecimentos, treinamento de tripulações e cooperação em áreas de interesse comum. Essa aproximação fortalece os laços diplomáticos entre os dois países”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Marinha marinha do brasil Navio

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Marinha Brasileira adquire mais uma embarcação
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Marinha Brasileira adquire mais uma embarcação
Play

“Pegada suicida”: entenda o erro que causou a morte de homem atingido por supino

Marinha Brasileira adquire mais uma embarcação
Play

Luto verde? Marina Silva reage após derrubada polêmica do PL da Devastação

Marinha Brasileira adquire mais uma embarcação
Play

Vídeo: presidente Lula emociona-se com discurso de jovem moçambicana

x