POLÊMICA
Bahia cria federação para regulamentar o "grau" como esporte
Estado se torna pioneiro na oficialização da modalidade

Por Rodrigo Tardio

A criação da Federação do Grau da Bahia, nesta quarta-feira, 10, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), primeira entidade oficial do país destinada a regulamentar o esporte do grau, acende uma polêmica na sociedade.
A criação da nova entidade no Estado, está relacionada à prática do "Grau" ou "Stunt", que é uma modalidade esportiva de motociclismo, muitas vezes envolvendo manobras radicais, associada à prática ilegal e perigosa em vias públicas, como empinar a moto.
Para os praticantes, organizadores e gestores públicos, os quais defendem a profissionalização da modalidade, o movimento representa um marco.
Leia Também:
Marcola do Grau, foi eleito presidente da nova federação. Atualmente, 103 associações já estão criadas ou em processo de formação em várias cidades baianas.
Organizador do evento e um dos principais articuladores da regulamentação na Bahia, o ex-prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo, destacou o avanço histórico conquistado.
“Hoje a Bahia mostra ao Brasil que o grau pode e deve ser tratado como esporte, com regras claras, organização e responsabilidade. A criação da federação é um sonho antigo de quem sempre acreditou na força dessa cultura. Nosso objetivo é garantir segurança, profissionalização e abrir portas para que mais jovens possam praticar o grau de forma correta e reconhecida.”
Durante o encontro, foram apresentados o regulamento oficial da modalidade, as regras para realização de eventos, as normas de segurança e uso de equipamentos, além de uma aula experimental da Escola do Grau, que mostrou na prática como funcionará a formação de novos pilotos dentro do padrão regulamentado.
A federação também reforçou que o grau deve ser praticado exclusivamente em locais fechados e apropriados, e não nas ruas, garantindo maior segurança.
Apoio
Durante o evento, o prefeito de Capim Grosso, Sivaldo Rios, reforçou a importância da regulamentação e destacou o pioneirismo do seu município.
“O grau é um esporte que move a juventude e precisa ser tratado com respeito, organização e segurança. Em Capim Grosso, já criamos a associação municipal porque acreditamos no potencial dessa prática como inclusão social, oportunidade e disciplina. A Bahia sai na frente e nós estamos juntos para fortalecer ainda mais esse movimento.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



