NOVELAS
Vale Tudo: relembre o final de todos os personagens da trama original
Antes do desfecho do remake, veja como terminou cada personagem na novela de 1988

Por Beatriz Santos

Com o remake de Vale Tudo chegando ao fim nesta sexta-feira, 17, os telespectadores revivem a curiosidade e o fascínio que cercaram a novela original de 1988. Escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères, a produção marcou época ao colocar em debate o limite entre a ética e a corrupção em um Brasil movido pela ambição.
O novo sucesso da TV Globo, adaptado por Manuela Dias, trouxe de volta os dilemas morais e personagens inesquecíveis da trama original, agora interpretados por nomes como Taís Araújo, Bella Campos, Cauã Reymond, Débora Bloch, Paolla Oliveira, Alexandre Nero e Humberto Carrão.
Leia Também:
O mistério “Quem matou Odete Roitman?” paralisou o país no Natal de 1988. A vilã, vivida por Beatriz Segall, foi assassinada em uma das cenas mais icônicas da história da televisão brasileira.
Para proteger o segredo, a Globo criou um esquema inédito: gravou cinco finais diferentes e só revelou o verdadeiro assassino, Leila (Cássia Kiss), no momento da exibição, em 6 de janeiro de 1989. Nem a própria atriz sabia que era a responsável pelo crime até assistir à cena no ar.
O sucesso estrondoso da trama também veio acompanhado de polêmicas. O final surpreendeu ao não punir os vilões, algo incomum para a época.
Relembre o destino de cada personagem no final de Vale Tudo:
Maria de Fátima (Glória Pires) e César (Carlos Alberto Riccelli)
Manipuladora e ambiciosa, Maria de Fátima enganou todos à sua volta, inclusive a própria mãe, Raquel (Regina Duarte). Mesmo após trair, mentir e vender o próprio filho, ela terminou a novela casada com um príncipe italiano, em um casamento de fachada arranjado por César. O final consagrou o tom irônico da novela: a vilã conseguiu o que queria, uma vida de luxo e status na Europa.
Heleninha Roitman (Renata Sorrah)
Após anos de luta contra o alcoolismo, Heleninha teve um final redentor. A personagem comemorou um ano de sobriedade e inaugurou uma exposição de suas obras com o apoio de William (Dennis Carvalho).
Raquel (Regina Duarte) e Ivan (Antonio Fagundes)
O casal protagonista terminou junto, representando o contraponto ético da história. Ivan, após ser preso por tentar corromper um agente federal, voltou à TCA como vice-presidente e publicou um livro com o nome da novela, Vale Tudo. Já Raquel seguiu com sua força e determinação, mantendo-se como símbolo da honestidade e da esperança em um país corrompido.
Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e Leila (Cássia Kis)
O final de Marco Aurélio e Leila entrou para a história da TV. Após a confissão de Leila sobre o assassinato acidental de Odete Roitman e a exposição dos desvios de Marco Aurélio na TCA, o casal fugiu do país. Na despedida, o empresário fez o icônico gesto de “dar banana” para o Brasil, antes de decolar em seu jatinho.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes