LUTO
Aos 99 anos, morre a atriz e comediante Berta Loran
Berta fez história como uma das primeiras mulheres a se consolidar no humor

Por Edvaldo Sales

A atriz e comediante Berta Loran, um dos nomes mais emblemáticos do humor brasileiro, morreu na madrugada desta segunda-feira, 29, aos 99 anos. Ela estava internada em uma unidade de saúde particular em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Berta completaria 100 anos em março de 2026.
Nascida em Varsóvia, na Polônia, em 1926, Berta imigrou ainda criança para o Brasil, fugindo das perseguições contra judeus na Europa. Ela se instalou com a família no Rio de Janeiro, onde começou a se interessar pelas artes. Foi nos palcos de teatro de revista que conquistou o público com sua irreverência, naturalidade e espontaneidade.
Leia Também:
A partir da década de 1960, Berta se tornou um dos rostos mais conhecidos da televisão brasileira. Esteve presente em programas humorísticos marcantes, como ‘Balança, Mas Não Cai’, ‘Escolinha do Professor Raimundo’ e ‘Zorra Total’, além de participações em novelas e minisséries.
A artista fez história como uma das primeiras mulheres a se consolidar no humor em um período dominado por homens.
Ao completar 90 anos, em 2016, Berta Loran foi homenageada com o livro ‘Berta Loran: 90 Anos de Humor’, escrito pelo produtor cultural João Luiz Azevedo.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes