TECNOLOGIA
Veja 15 profissões que devem sumir em 5 anos, segundo o FEM
Avanço da inteligência artificial e novas tecnologias devem transformar o mercado de trabalho até 2030
Por Luiz Almeida

O avanço acelerado da Inteligência Artificial (IA) e outras tecnologias digitais deve transformar profundamente o mercado de trabalho nos próximos anos.
Segundo o relatório “Futuro do Trabalho 2025”, publicado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) em parceria com o Núcleo de Inovação da Fundação Dom Cabral (FDC), muitas profissões tradicionais podem simplesmente desaparecer até 2030.
A quinta edição do estudo aponta que, enquanto cerca de 170 milhões de novos empregos devem ser criados até o fim da década, outros 92 milhões serão extintos.
A reconfiguração massiva exigirá adaptação rápida de governos, empresas e profissionais. O resultado será um crescimento líquido de 78 milhões de vagas, representando 14% a mais na força de trabalho global.
Profissões com os dias contados
O levantamento, realizado com mais de mil empregadores globais entre maio e setembro de 2024, identificou as 15 funções com maior declínio previsto até 2030, em função da automação, digitalização e mudanças nos padrões de consumo. São elas:
- Funcionários de serviços postais
- Caixas bancários e cargos relacionados
- Operadores de entrada de dados
- Caixas e atendentes de loja
- Assistentes administrativos e secretárias executivas
- Trabalhadores de impressão e cargos relacionados
- Contadores, auxiliares de contabilidade e de folha de pagamento
- Atendentes e condutores de transporte
- Assistentes de controle de estoque e registro de materiais
- Vendedores porta a porta, vendedores de jornal e ambulantes
- Designers gráficos
- Peritos de seguros, examinadores e investigadores
- Oficiais jurídicos
- Secretárias jurídicas
- Operadores de telemarketing
Essas funções vêm sendo substituídas por sistemas automatizados, inteligência artificial e mudanças nos modelos de atendimento e logística, o que reduz a demanda por profissionais humanos nessas áreas.
Habilidades em transformação
O relatório também alerta que cerca de 39% das habilidades exigidas atualmente no mercado de trabalho estarão obsoletas em cinco anos.
Leia Também:
Para acompanhar a transformação digital, competências como alfabetização tecnológica, conhecimento em IA, Big Data e cibersegurança estão se tornando essenciais.
Nove em cada dez empresas brasileiras, por exemplo, já planejam atualizar as habilidades de seus colaboradores, sendo que 58% delas pretendem contratar profissionais com novas competências e 48% esperam realocar pessoas de funções em declínio para áreas em expansão.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes