TECNOLOGIA
Instagram lança IA que promete revolucionar app; veja como funciona
Nova ferramenta permite que usuários editem fotos e vídeos para os Stories

O Instagram lançou uma nova ferramenta de inteligência artificial (IA) de edição de fotos chamada “Restyle” nesta sexta-feira, 24. Com ela, o usuário pode utilizar da IA generativa da Meta, empresa responsável pela rede social, para editar fotos ou vídeos para os Stories.
A ferramenta funciona a partir de um prompt, ou comando, descritivo que atua diretamente dentro da rede social. A função está sendo liberada mundialmente de forma gradual, porém ainda não chegou ao Brasil.
Como funciona o Restyle
A ferramenta de IA para a edição para a edição de fotos ficará disponível no menu localizado na parte superior da tela dos Stories. Depois de fazer o upload da mídia, basta tocar no ícone da ferramenta, que tem um formato de pincel.
A partir daí, o usuário deve selecionar uma das ações disponíveis:
- adicionar;
- remover;
- alterar.
Depois disso, basta digitar o comando desejado na barra de prompts.
De acordo com a meta, o recurso permite, por exemplo, que o usuário mude diversos aspectos, como:
- Trocar a cor do cabelo;
- Remover pessoas das fotos;
- Adicionar uma coroa em sua cabeça;
- Inserir uma imagem de fundo.
Além dessas ações pré definidas, também é possível criar imagens do zero. Para isso, a Meta recomenda que o comando seja o mais detalhado possível, para não ocorrer nenhuma falha.
Leia Também:
Efeitos prontos
A empresa já disponibilizou alguns efeitos prontos para os usuários, que podem ser adicionados automaticamente pelo usuário, sem ter a necessidade de um prompt. Os seguintes efeitos estão inclusos nesses prontos:
- Anime;
- Mangá;
- Noir;
- 8-Bits.

Edição de vídeos
Além das fotos, a ferramenta também pode ser usada para editar vídeos, porém, para esse formato, a ferramenta aceita somente prompts gerados somente pela Meta AI.
Vale destacar que os dois recursos são compatíveis com os adesivos “Add Yours”, que gera a possibilidade de que seus amigos apliquem os mesmos efeitos em suas fotos.
Privacidade
Vale ressaltar que, ao usar a Meta AI no Instagram, o usuário está concordando com os Termos de Serviço específicos da IA da companhia. Esses termos autorizam análises de traços faciais por meio de tecnologia de IA.
Conforme descrito no documento, ao fazer o upload de fotos, a plataforma pode interpretar o conteúdo visual, realizar alterações e criar novas versões com base nas imagens enviadas.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




