Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SAÚDE
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SAÚDE

Governo do Estado avança na contratação direta de médicos

Sesab assume controle direto de profissionais em unidades de saúde do estado

Fernando Valverde

Por Fernando Valverde

14/07/2025 - 19:24 h
Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado avança na contratação direta de médicos
-

O Governo do Estado da Bahia irá investir na contratação médica em unidades sob gestão direta, através da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), visando fortalecer a gestão pública e garantir mais eficiência no uso dos recursos da saúde.

A medida prevê o encerramento escalonado do contrato com o Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), atualmente responsável por intermediar profissionais em cinco grandes unidades da rede estadual: Hospital Geral do Estado (HGE), Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), Maternidade Albert Sabin (MAS) e Maternidade Tsylla Balbino (MTB).

Tudo sobre Saúde em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

A decisão, que é constitucional de acordo com o regimento da Admnistração Pública, visa ampliar a segurança jurídica, a transparência e o controle direto da atuação médica nas unidades do Estado e será implantada até dezembro de 2025.

“Nosso compromisso é com a legalidade, com a eficiência e, acima de tudo, com a continuidade do cuidado. Estamos fazendo essa mudança com responsabilidade, diálogo e total garantia de que nenhum serviço será interrompido”, afirma o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Karlos Figueredo.

Para os cerca de 500 profissionais envolvidos na transição, a Sesab disponibilizou alternativas seguras, respaldadas pela legislação vigente.

O credenciamento como pessoa jurídica (PJ), conforme previsto na nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), e a prepraração de novos editais para contratação de empresas prestadoras de serviço com vínculo celetista, estão entre as medidas que irão ampliar as formas de inserção e valorização dos profissionais na rede estadual

A contratação de médicos como PJ é uma prática consolidada em todo o Brasil, tanto na rede pública quanto na rede privada e conta com a legitimidade e ampla aceitação no setor e junto ao Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed).

Em nota, o Governo do Estado afirmou "seu compromisso com a valorização dos profissionais de saúde, com a boa governança dos recursos públicos e com a ampliação do acesso a uma assistência digna e qualificada" e que mantém um diálogo aberto com todas representações médicas para "adotar medidas" que garantam a sustentabilidade e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) na Bahia.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia saúde contratação médica gestão médica governo bahia hge hospitais estaduais hospital geral do estado INTS saúde pública sesab

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Pacientes com doenças crônicas ficam sem passe livre em Feira

Play

Setembro também é Roxo: ação reforça luta contra a fibrose cística

Play

Covid 5 anos: profissionais de saúde relembram desafios da pandemia

Play

Covid: a luta de uma mãe que sofre com sequelas da doença

x