AGOSTO DOURADO
Caminhada em Salvador destaca poder do leite materno como 'vacina natural'
Ação celebra o Agosto Dourado e reforça os benefícios da amamentação para mãe e bebê
Por Redação

Para celebrar o Agosto Dourado, mês dedicado a incentivar o aleitamento materno, a Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) e o CIAM (Comitê Estadual de Aleitamento Materno) vão promover domingo, 3, às 8h, a Caminhada pela Amamentação, que vai sair do Jardim de Alah em direção ao Centro de Convenções de Salvador, na Boca do Rio.
O apoio é da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). "O evento é uma oportunidade de unir forças e conscientizar a população sobre a importância do aleitamento materno. Queremos que todas as mães saibam que não estão sozinhas nessa jornada.”, ressalta a presidente da Sobape, a pediatra Ana Paz.
O leite materno é considerado o alimento mais completo, fornecendo todos os nutrientes necessários, como proteínas, vitaminas e anticorpos, que fortalecem o sistema imunológico do recém-nascido. Além disso, a amamentação reduz significativamente os riscos de infecções, alergias e doenças crônicas, como obesidade e diabetes, ao longo da vida.
"O leite materno é muito mais do que alimento. É uma 'vacina natural', protegendo o bebê contra diversas doenças e fortalecendo o sistema imunológico desde os primeiros dias de vida", destacou Ana Paz.
Redução do risco de câncer
Para as mães, o ato de amamentar também traz benefícios, como a redução do risco de câncer de mama e ovário, além de ajudar na recuperação pós-parto, promovendo o vínculo emocional entre mãe e filho. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e sua continuidade, junto com alimentos complementares, até os dois anos ou mais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes