Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Adeus, chuva! Sol e calor devem predominar em Salvador no mês de novembro

Nas demais regiões do Brasil as condições vão variar e há locais com chuvas intensas

Bernardo Rego

Por Bernardo Rego

03/11/2025 - 9:22 h | Atualizada em 03/11/2025 - 10:43
Imagem ilustrativa da imagem Adeus, chuva! Sol e calor devem predominar em Salvador no mês de novembro
-

O primeiro dia útil de novembro acontece nesta segunda-feira, 3, e a partir dele vem a expectativa para previsão do tempo para Salvador e todo o Brasil. O primeiro final de semana o sol predominou na capital baiana e os soteropolitanos puderam curtir uma praia.

De acordo com o portal Climatempo, o sol vai prevalecer em Salvador durante a semana e alguns dias o céu vai ter tomado por muitas nuvens, mas não há previsão de chuvas. A temperaturas vão variar entre 23ºC e 32ºC.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Ainda segundo o Climatempo, segunda e terça o sol predomina durante o dia e à noite será de muitas nuvens. Já na quarta e quinta-feira vai haver alguns períodos de céu nublado durante o dia, mas não chove. À noite o céu terá muita nuvens.

A sexta-feira também terá sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. No período noturno o céu terá muitas nuvens.

Previsão para o Brasil

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que o mês de novembro vai ter bastante variação em relação às chuvas. Em grande parte das regiões Sul e Nordeste, bem como a parte sul das regiões Centro-Oeste, Sudeste e Norte, são previstas chuvas próximas e abaixo da média. Nas demais áreas, são previstos volumes acima da média.

Ainda segundo o INMET, na região Nordeste predomina a previsão de chuva próxima à média histórica em praticamente todos os estados, exceto no centro-leste da Bahia e sul dos estados do Maranhão e Piauí, onde são previstos volumes abaixo da média.

Já na região Norte são previstos volumes de chuva de até 50 mm acima da média histórica em grande parte do oeste e sudeste do Amazonas, noroeste e sudeste do Pará e norte de Rondônia. Por outro lado, são previstos volumes abaixo da média histórica em todo o Acre, sudoeste do Pará, norte do Amapá, centro-sul de Roraima, centro-leste de Tocantins e sul de Rondônia.

Em relação à Região Centro-Oeste, são previstos volumes de chuva abaixo da média em grande parte do Mato Grosso do Sul e nas porções nordeste e sul do Mato Grosso. De outro modo, prevê-se chuvas próximas e acima da média em grande parte de Goiás, Distrito Federal, além do centro-oeste do Mato Grosso.

Para a Região Sudeste são previstos volumes próximos e acima da média em Minas Gerais, centro-norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Em contrapartida, prevê-se chuva abaixo da média em praticamente todo o estado de São Paulo.

Para a Região Sul, são previstos acumulados de chuva abaixo da média histórica em grande parte do Paraná, oeste de Santa Catarina e nas porções norte, noroeste, central e sudeste do Rio Grande do Sul. Prevê-se chuva acima da média em uma área isolada no extremo sul de Santa Catarina, enquanto o restante da Região Sul indica volumes próximos à média histórica de novembro.

Temperatura

A previsão indica que as temperaturas devem permanecer acima da média na maior parte do país. Para a Região Norte, são previstas temperaturas até 1,5 °C acima da média, especialmente no Pará, no oeste do Amazonas e na região central de Roraima, onde as médias podem ser superiores a 28 °C.

Na Região Nordeste, a previsão aponta para temperaturas acima da média em todos os estados, principalmente no sul do Piauí e no leste do Maranhão, onde os desvios podem alcançar até 1 °C acima da média. Nos demais estados, as médias devem ficar até 0,8 °C acima da média. As temperaturas médias na região podem ultrapassar 28 °C. Mesmo em áreas próximas ao litoral, os valores devem permanecer elevados, oscilando entre 23,0 °C e 28,0 °C.

Na Região Centro-Oeste, devem predominar temperaturas médias acima da média para novembro, com maiores desvios em todo o estado do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul e oeste de Goiás, onde as médias podem superar 26 °C.

Para a Região Sudeste, a previsão indica temperaturas dentro da média em grande parte de Minas Gerais e no leste de São Paulo, com médias variando entre 20 °C e 22 °C. Nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, os desvios tendem a ficar até 1,0 °C abaixo da média com temperaturas entre 22 °C e 25 °C. Já no oeste de São Paulo, as médias podem ficar até 0,8 °C acima da normal, superando 24 °C.

Na Região Sul as temperaturas devem ficar até 1,0 °C acima da média em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além da região central do Paraná, com médias variando entre 17 °C e 22 °C. Na faixa litorânea da região, as temperaturas devem permanecer próximas da média, com uma pequena área no nordeste de Santa Catarina apresentando desvios de até 0,6 °C abaixo da normal climatológica.

Ainda conforme o INMET, há um indicativo de elevação das temperaturas do ar e volumes de chuva abaixo da normalidade no sudoeste do Pará e no MATOPIBA (região que abrange os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

Essa condição tende a reduzir os níveis de umidade do solo, o que pode limitar o avanço da semeadura das culturas de sequeiro. Já na região do SEALBA ( Sergipe, Alagoas e Bahia), a previsão de chuvas próximas à média devem contribuir para uma boa maturação e colheita do milho terceira safra, garantindo boas condições para a finalização do ciclo produtivo.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Inmet previsão do tempo Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Vídeo: condutor de Jet Ski morre após bater em barco na Ribeira

Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Play

Moradores da Pituba denunciam furtos em antigo prédio dos Correios

Play

Emboscada: Jovem morto com mais de 70 tiros foi levado de festa paredão

x