Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Salvador se habilita para expandir frota de elétricos

Salvador já se destaca no cenário da eletromobilidade como a terceira cidade do país com a maior frota de veículos elétricos

Por Ian Peterson*

28/08/2024 - 6:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Salvador se habilita para expandir frota de elétricos
-

Salvador recebe, desde ontem e até amanhã, um evento nacional de capacitação em eletromobilidade destinado a estados selecionados pelo novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O objetivo é preparar os estados que receberão recursos do Governo Federal para expandir a frota de veículos elétricos no país. O encontro ocorre no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro, no bairro Costa Azul.

Salvador já se destaca no cenário da eletromobilidade como a terceira cidade do país com a maior frota de veículos elétricos no transporte público, contando com oito ônibus em operação no BRT. A capital baiana também abriga o maior eletroterminal público do Brasil, com capacidade para carregar até 20 ônibus simultaneamente.

De acordo com o secretário de Mobilidade Urbana de Salvador, Fabrizzio Muller, o evento realizado pelo Ministério das Cidades, em parceria com a WRI Brasil, uma instituição sem fins lucrativos, é essencial para capacitar gestores de 21 cidades selecionadas com recursos do PAC para a renovação e implantação de frotas elétricas. Muller destaca que o objetivo é oferecer assistência técnica para que as cidades se preparem adequadamente para a transição energética na mobilidade. “Salvador foi escolhida como sede por ser uma referência em eletromobilidade, tendo avançado significativamente nessa área,” afirmou o secretário.

Ainda segundo o secretário, uma das principais práticas vem sendo apresentada na capacitação é na infraestrutura necessária para a operação de frotas de ônibus elétricos. Muller mencionou que muitas cidades enfrentam dificuldades porque adquirem veículos elétricos sem a infraestrutura adequada para o carregamento. E informou que a capital baian já se prepara ter o segundo eletroterminal “Estamos finalizando o projeto do segundo eletroterminal, que será localizado nos Barris”, contou o secretário.

Além de um novo eletroterminal, Salvador pode receber cerca novos ônibus elétricos para compor a frota, diz Muller. “Estamos trabalhando em um projeto de financiamento e já tivemos aprovado na Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) um empréstimo do Banco Mundial”, explicou Muller. Ele destacou que Salvador recebeu a aprovação de um empréstimo de 100 milhões de dólares para investimentos em eletromobilidade, com a previsão de aquisição de até 100 novos veículos elétricos. “Dentro desse financiamento, prevê-se a compra de novos ônibus elétricos, além da infraestrutura necessária para o carregamento”, completou.

A capacitação conta com a presença do secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia, do diretor de regulação da mobilidade e trânsito urbano do Ministério das Cidades, Marcos Daniel Souza, do diretor de mobilidade urbana global da WRI, Felipe Ramirez, e da diretora de eletromobilidade global da WRI, Cristina Albuquerque, além de representantes da Caixa, BNDES, operadores e fabricantes de ônibus elétricos.

*Sob a supervisão do jornalista Luiz Lasserre

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

frota de elétricos Programa de Aceleração do Crescimento Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Operação em Salvador remove barricadas do crime em áreas dominadas pelo CV

Play

"Agressão gratuita", diz repórter vítima de ataque durante ao vivo em Salvador

Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

Play

Aquaman? Suspeito de tráfico tenta fugir da polícia e é capturado em alto mar

x