Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Salvador ganha murais de grafite em homenagem a Iansã e Santa Bárbara

As obras fazem parte do projeto Viva Salvador

Redação

Por Redação

04/12/2025 - 10:29 h
Imagem ilustrativa da imagem Salvador ganha murais de grafite em homenagem a Iansã e Santa Bárbara
-

Salvador ganhou dois murais em grafite dedicados a Santa Bárbara e Iansã, celebradas nesta quinta-feira, 4, data em que a capital se veste de vermelho para homenageá-las. As intervenções fazem parte do projeto Viva Salvador e estão instaladas no histórico Mercado de Santa Bárbara, na Baixa dos Sapateiros.

As obras foram concluídas em dois dias de criação e têm assinaturas de artistas reconhecidos na cena da arte urbana local. Um dos murais foi produzido em conjunto por Bigod e Prisk, integrantes do Coletivo MUSAS – Museu de Street Art de Salvador, enquanto o outro leva a assinatura do artista Tárcio V, um dos principais nomes do grafite no estado.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

O projeto é idealizado pela Viva Agência de Ideias, sob direção de Paula Hazin, e marca o início de uma série de intervenções urbanas que têm como objetivo transformar muros em suportes de memória, fé e identidade, valorizando e repensando as festas populares religiosas da capital baiana.

Imagem ilustrativa da imagem Salvador ganha murais de grafite em homenagem a Iansã e Santa Bárbara
| Foto: Divulgação

Leia Também:

“A ideia é homenagear a cidade com esta linguagem tão linda que é o grafite. Começamos pela festa de Santa Bárbara, que pinta nossa Salvador de vermelho. O nosso desejo é envolver arte, fé e festa, porém repensando a maneira como utilizamos os espaços públicos e, claro, trazendo beleza”, afirma a idealizadora do projeto.

Mais murais

O projeto prevê a criação de pelo menos sete grandes murais, cada um dedicado a uma tradicional festa popular religiosa da cidade: São Lázaro; Nossa Senhora da Conceição da Praia; Bom Jesus dos Navegantes; Lavagem do Bonfim; Iemanjá e Carnaval.

Os locais vão sendo definidos em diálogo com a comunidade e órgãos públicos, priorizando áreas de grande circulação ou espaços em processo de degradação urbana.

"Dentre os principais objetivos do projeto estão valorizar o patrimônio cultural e religioso de Salvador, além de promover o grafite como ferramenta de transformação urbana, estimular o turismo cultural, fortalecer a produção artística local e criar circuitos de arte pública acessíveis à população", ressalta Hazin.

O projeto também inclui vertente educativa e formativa. Serão realizadas oficinas gratuitas de grafite para jovens de bairros populares, incluindo aulas práticas e teóricas sobre técnicas de pintura, história da arte urbana e identidade cultural. Ao final das oficinas, os participantes integrarão a produção coletiva de novos murais na cidade.

Além disso, estão previstas mesas-redondas e seminários culturais, reunindo mestres da cultura popular, artistas, pesquisadores, líderes comunitários e representantes religiosos para discutir as tradições e símbolos das festas populares soteropolitanas. Um mini documentário sobre o processo criativo do projeto também será lançado.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Grafite iansã Santa Bárbara Viva Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Vídeo: agente de trânsito tem nariz quebrado durante briga na Barra

Play

Vídeo: condutor de Jet Ski morre após bater em barco na Ribeira

Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Play

Moradores da Pituba denunciam furtos em antigo prédio dos Correios

x