Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Professora de Direito diz ter sido chamada de "vadia" na UFBA e faz desabafo

Advogada criminalista emitiu uma nota de repúdio nas redes sociais

Bernardo Rego

Por Bernardo Rego

15/10/2025 - 13:01 h
Professora Juliana Damasceno faz denúncia
Professora Juliana Damasceno faz denúncia -

A professora de Direito Penal da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Juliana Damasceno, foi às redes sociais nesta quarta-feira, 15, para relatar uma situação desconfortável vivida durante uma reunião da Congregação da Faculdade de Direito.

Segundo a vice-coordenadora do curso de Direito, teria sido ofendida pelo professor Pedro Maicel Paixão que a chamou de "vadia" por três vezes. Juliana disse ainda que o fato aconteceu no dia 6 de outubro.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"As gravíssimas ofensas estão carregadas do ranço da cultura patriarcal que nega a legitimidade da presença feminina em posições de representação e hostilizam, simbolicamente, todas as mulheres que lutam por reconhecimento, respeito e igualdade dentro da academia, do serviço público e nos próprios caminhos da sua existência", escreveu a professora.

Leia Também:

"Esclareço que as providências que o gravíssimo episódio exige foram - e estão sendo adotadas - para a minha proteção integral contra as condutas vulneradoras dos meus direitos, com a confiança que as Autoridades Públicas promoverão a investigação dos fatos com as consequentes responsabilidades correlatas, com observância princípios constitucionais", acrescentou a advogada.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Juliana Damasceno (@professorajulianadamasceno)

A UFBA emitiu um comunicado sobre o episódio esclarecendo que todas as medidas administrativas estão sendo tomadas para investigar o caso.

Confira a nota na íntegra:

"A Direção da Faculdade de Direito, em resposta ao quanto requerido pela docente através de ofício, solicitou à Ouvidoria manifestação acerca dos procedimentos acerca dos fatos ocorridos de ofensa a docente e membro da Congregação, na reunião da Congregação da Faculdade de Direito no início da tarde de hoje, dia 6 de outubro de 2025, consubstanciado nos marcos regulatórios da Controladoria-Geral da União - CGU, em especial, a Portaria Normativa CGU Nº 116/2024.

A Ouvidoria procedeu registro que foi realizado com base nas normas que regem a atuação das Ouvidorias no âmbito da Administração Pública Federal. A Portaria CGU nº 116, de 20 de junho de 2023, reforça que é competência das Ouvidorias registrar manifestações recebidas por quaisquer canais de atendimento, mesmo que fora da Plataforma Fala.BR, visando à sua formalização e tratamento.

Na própria reunião da Congregação a docente recebeu moções de solidariedade, que seguiram notas de docentes e servidores, entidade sindical APUB, coletivos da Faculdade de Direito, da Universidade e da sociedade civil.

Os procedimentos adotados pela FDUFBA estão em articulação com a Ouvidoria Geral da UFBA, com designação de portaria de sindicância com membros externos da Comunidade da Faculdade, podendo ser aplicáveis medidas acautelatórias para proteger a vítima no ambiente acadêmico e garantir a integridade da investigação, assegurando-se contraditório e ampla defesa."

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ofensas professora UFBA

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Professora Juliana Damasceno faz denúncia
Play

Vídeo: agente de trânsito tem nariz quebrado durante briga na Barra

Professora Juliana Damasceno faz denúncia
Play

Vídeo: condutor de Jet Ski morre após bater em barco na Ribeira

Professora Juliana Damasceno faz denúncia
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Professora Juliana Damasceno faz denúncia
Play

Moradores da Pituba denunciam furtos em antigo prédio dos Correios

x