Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CARNAVAL

Lavagem da Funceb abre o Carnaval no Circuito Batatinha no Pelourinho

Evento, que completa 33 anos, arrastou uma multidão pelas ruas do Centro Histórico

Jackson Souza

Por Jackson Souza

26/02/2025 - 23:58 h
O colorido tomou conta do Centro Histórico de Salvador
O colorido tomou conta do Centro Histórico de Salvador -

Com abre alas formado por Baianas e integrantes do bloco Filhas de Gandhy, aconteceu nesta quarta-feira, 26, a 33° Lavagem da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que marca a abertura do Carnaval do Centro Histórico de Salvador. Com concentração na Rua Chile, o cortejo atraiu centenas de pessoas e percorreu as ruas locais até o Largo Quincas Berro D’água.

Lavagem da Funceb completa 33 anos
Lavagem da Funceb completa 33 anos | Foto: Uendel Galter/ Ag. A TARDE

“A Lavagem é uma retomada de uma coisa boa, de família, porque a Lavagem Cultural é de família, e vem gente de todo lugar. (...) As pessoas dizem para a gente que é o Carnaval delas, que se sentem seguras, tanto no cortejo quanto lá no espaço Quincas Berro D’água”, afirmou uma das organizadoras do evento, Amélia Freitas.

Tudo sobre Salvador em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

O evento, organizado por funcionários da Funceb, nasceu pequeno, com comemorações mais discretas, mas há muitos anos passou a ser uma manifestação cultural que arrasta não só funcionários da fundação, mas também centenas de foliões que buscam comemorações pré-Carnaval.

Neste ano, foram homenageados a trancista especialista em torços e turbantes Negra Jhô, figura conhecida no Pelourinho por seu talento artístico com tranças, e Veko Araújo, artista símbolo do Cortejo Afro, que falou o quão importante considera ser um dos homenageados.

“Isso é muito importante, principalmente por estarmos no Centro Histórico, que vem da ‘História’, e é o que vamos fazer. (...) Hoje é a reafirmação do meu papel de mestre da cultura popular, representando todas as linguagens artísticas”, afirmou, em tom de agradecimento, o 'Homem do Sombreiro'.

Dada a importância e respeito a quem enaltece e eleva a cultura negra na Bahia através da música, os três vocalistas da banda Cortejo Afro, Portella Açúcar, Aloísio Menezes e Claudya Costta foram coroados, coletivamente, reis e rainha da Fundação Cultural.

“Isso é representatividade, porque é o sonho de muitos artistas ter esse reconhecimento, então, eu também estou realizando esse sonho. Para mim é uma responsabilidade imensa estar representando a minha cultura, a minha música, a arte como um todo, e representando, (também), a minha comunidade”, disse a agora coroada, Claudya Costta.

Com 40 anos de música, Aloísio Menezes vibrou com a homenagem e reconhecimento recebidos por sua trajetória artística, mas não deixou de manifestar sua insatisfação por não ter sido chamado para o Carnaval pela prefeitura de Salvador.

“Estou muito feliz, muito emocionado pela lembrança. Estou vivendo um momento muito interessante só de homenagens. [...] A prefeitura me deixou de fora [do Carnaval] desta vez, a pessoa tem 60 anos, desses, 45 são na Música, e, ainda assim, fiquei de fora, com a história que eu tenho no Carnaval”, desabafou o artista

A Lavagem, que completa 33 anos e homenageia, também, o gênero que pode ser considerado o mais baiano de todos, o Axé Music, que chega a seu aniversário de 40 anos com vislumbres do futuro. Ao som de fanfarras e tambores, canções eternizadas do gênero embalaram quem acompanhava o cortejo, como foi o caso da turista do Rio de Janeiro, Isabel Cruz, que já acompanha a manifestação há três anos. “Acompanho sempre que posso a Lavagem da Fundação, já é a terceira vez. Adoro as marchinhas, os afoxés, as bandas, tudo”, disse.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

33ª lavagem carnaval centro histórico Funceb lavagem funceb

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
O colorido tomou conta do Centro Histórico de Salvador
Play

Vídeo: ferro-velho é interditado por receptar cabos roubados em Salvador

O colorido tomou conta do Centro Histórico de Salvador
Play

Corpo de jovem desaparecido é encontrado na praia de Amaralina

O colorido tomou conta do Centro Histórico de Salvador
Play

Bombeiros retomam buscas de jovem desaparecido na praia de Amaralina

O colorido tomou conta do Centro Histórico de Salvador
Play

Batida com três carros deixa uma pessoa ferida na Av. Tancredo Neves

x