Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENCERRAMENTO

Entrega de propostas políticas marca Conferência da Diáspora Africana

O evento reuniu lideranças negras, pesquisadores e representantes dos governos brasileiros e de países africanos durante três dias

Por Da Redação

31/08/2024 - 17:18 h

Representantes da sociedade civil elaboraram e entregaram uma carta de recomendações para a União Africana com sugestões envolvendo temáticas como pan-africanismo, memória, reconstrução, reparação e restituição, debatidas durante a Conferência da Diáspora Africana nas Américas, que se encerrou neste sábado, 31, em Salvador.

Iniciado no dia 29 de agosto, o evento reuniu lideranças negras, pesquisadores e representantes dos governos brasileiros e de países africanos para discutir formas de ampliar o intercâmbio entre os países e fortalecer as propostas abordadas.

Estiveram presentes os ministros Silvio Almeida (Direitos Humanos e da Cidadania), Anielle Franco (Igualdade Racial), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Margareth Menezes (Cultura), o ministro de Relações Exteriores do Togo, o governador Jerônimo Rodrigues além de representantes das comunidades afrodescendentes do Brasil e representantes da diáspora e de organizações pan-africanas. Diversas autoridades também marcaram presença, ressaltando os avanços alcançados e as perspectivas para fortalecer as políticas de reparação e os laços entre as Américas e a África.

Estiveram presentes ministros brasileiros e africanos no evento
Estiveram presentes ministros brasileiros e africanos no evento | Foto: Mila Souza | Ag. A TARDE

Para o chefe do Executivo baiano, a conferência se destaca como mais uma oportunidade da Bahia estar alinhada com as políticas públicas elaboradas pelo Governo Federal. “É um momento de união e como o presidente Lula nomeou seus quatro anos de governo como a missão de criar a unidade no Brasil, mas também que esta união possa servir para nós reconstruirmos os nossos conceitos, as políticas públicas. Portanto a Bahia se sente lisonjeada em estar sediando esse evento”, ressaltou Jerônimo.

Imagem ilustrativa da imagem Entrega de propostas políticas marca Conferência da Diáspora Africana
| Foto: Divulgação | GovBA

A ministra Anielle Franco destacou a importância da carta para o avanço das políticas de reparação. "Encerramos o evento com a entrega da carta de recomendações, que sintetiza as propostas discutidas ao longo desses três dias. Este documento servirá como um guia para as próximas ações e será fundamental no 9º Congresso Pan-Africano, que acontecerá em Togo, de 29 de outubro a 2 de novembro de 2024," afirmou a ministra.

A Carta de Recomendações apresenta propostas focadas na promoção de políticas de reparação e justiça social, destacando a restituição de bens culturais e a preservação da memória afrodescendente. Entre as diretrizes principais estão o fortalecimento do Pan-Africanismo, a ampliação do intercâmbio entre as nações da diáspora e o apoio mútuo na reconstrução de sociedades afetadas por séculos de colonialismo e escravidão.

Cerca de 50 países enviaram delegações para o evento, com representações de Angola, África do Sul, Argentina, Bahamas, Camarões, Colômbia, Costa do Marfim, Cuba, Estados Unidos, Gana, Haiti, Honduras, São Tomé e Príncipe, Sudão do Sul, Namíbia e Togo.

O embaixador do Benin no Brasil, Boniface Vignon, expressou satisfação com os resultados da conferência: “Os debates foram profundamente enriquecedores e revelaram um compromisso sério com as questões de reparação e justiça social. A interação entre os participantes e as propostas formuladas demonstram um avanço significativo na construção de pontes entre o Brasil e a África. É encorajador ver a mobilização de tantos atores para enfrentar as injustiças históricas e promover um futuro mais igualitário."

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Africa Bahia brasil Conferência da diáspora africana nas américas pan-africanismo União Africa

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Operação em Salvador remove barricadas do crime em áreas dominadas pelo CV

Play

"Agressão gratuita", diz repórter vítima de ataque durante ao vivo em Salvador

Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

Play

Aquaman? Suspeito de tráfico tenta fugir da polícia e é capturado em alto mar

x