Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MUDANÇA

Entidades do setor turístico pedem o horário de verão

Argumento para o retorno é que vai gerar economia de energia elétrica, mais segurança aos pontos turísticos e vantagens para o comércio

Por Madson Souza

18/09/2024 - 6:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Entidades do setor turístico pedem o horário de verão
-

Você sente falta do horário de verão? Pois parte dos agentes do setor de turismo não só sente, como busca que a medida retorne. Foi entregue por e-mail ao Ministério de Minas e Energia (MME), na última segunda-feira, um documento com a manifestação de organizações, como a Federação Baiana de Turismo e Hospitalidade do Estado da Bahia (FeTUR), que entendem a volta do horário de verão como benéfica para o setor no estado. O argumento para o retorno é que vai gerar economia de energia elétrica, mais segurança aos pontos turísticos e vantagens para o comércio.

O horário de verão costumava acontecer entre os meses de outubro e fevereiro quando os relógios eram adiantados em uma hora com o intuito de aproveitar a luminosidade dos meses mais quentes, que costuma durar mais ao longo do dia.

A ideia é que a ação reduza o consumo elétrico. O horário de verão foi revogado pelo governo federal em 2019. O tema voltou a ser discutido com mais força, após fala do ministro do MME, Alexandre Silveira, que afirmou considerar a medida para reduzir o consumo de energia elétrica do país. Porém, ele não confirmou a decisão e reforçou que o tema é complexo, porque interfere muito na vida das pessoas.

Para o presidente da FeTUR, Sílvio Pessoa, a iniciativa é importante para o turismo da Bahia. “A grande vantagem desse retorno é que vai dar para aproveitar mais o sol, o turista fica mais tempo na rua, aproveita mais os pontos turísticos, com mais segurança por conta da luz e gasta mais. Vai no shopping, no acarajé. Aqui no Norte, Nordeste, a luminosidade nesse período não é tão significativa quanto em outras partes do país e do globo, mas ainda assim vale o retorno”, explica. É preciso que haja uma uniformidade da implantação do horário de verão em todo país, segundo o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens da Bahia (ABAV), Jean Paul Gonze.

“Sou a favor do retorno, mas o importante é que o Brasil inteiro esteja no mesmo barco, porque fica bastante complexo quando uma parte está no horário de verão e outra não. É uma medida que gera uma economia de energia e que faz com que as pessoas circulem mais tempo na rua”, comenta. Procurada pela reportagem, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) preferiu não se manifestar sobre a questão.

De acordo com o professor de climatologia da Universidade Federal da Bahia, Paulo Zangalli, a medida pode sim colaborar com a redução do consumo de energia do país. “O ganho que tem é um ganho de reduzir o consumo energético no horário de pico por conta da preservação da luz e porque a rotina da população muda. E o efeito disso é um incremento de água nos sistemas de reservatórios das hidrelétricas, porque você consegue em alguma medida reduzindo o consumo aumentar o nível dos reservatórios num momento de crise hídrica que estamos passando”.

Análise

Entre vantagens e desvantagens do horário de verão, a estudante de odontologia Mathylde Costa fica em dúvida se apoia ou não o retorno do horário de verão, mas reforça um aspecto positivo. “É algo que aumenta as chances de visitar lugares que só funcionam durante o dia, ou que são mais seguros de conhecer durante o dia”.

Já a estudante de psicologia Camila Bernardo acha que o horário de verão torna as coisas mais complexas. “Às vezes o relógio biológico entra em confusão. Tem que acordar mais cedo também, às vezes com o céu escurecido. Tem gente que confunde os horários ainda”, explica. Por enquanto todo o país segue sem o retorno do horário de verão.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

horário de verão setor turístico

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Operação em Salvador remove barricadas do crime em áreas dominadas pelo CV

Play

"Agressão gratuita", diz repórter vítima de ataque durante ao vivo em Salvador

Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

Play

Aquaman? Suspeito de tráfico tenta fugir da polícia e é capturado em alto mar

x