Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Em Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, bombeiros realizam simulações

Uso de helicóptero e distribuição de material educativo marcam a ação em Salvador

Por Bernardo Rego e Victoria Isabel

25/07/2025 - 12:29 h | Atualizada em 25/07/2025 - 18:13
Tenente-coronel Patrícia Torreão
Tenente-coronel Patrícia Torreão -

A praia do Porto da Barra, em Salvador, é palco, nesta sexta-feira, 25, de um simulado em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento. A ação foi organizada pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, por meio do 13º Batalhão Marítimo (13º BBM/BMar).

Durante o exercício, três vítimas simuladas são resgatadas por guarda-vidas em diferentes operações de salvamento. Um dos resgates conta com o apoio de um helicóptero do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), demonstrando a atuação integrada das forças em situações reais.

Leia Também:

Além das simulações, os bombeiros distribuem materiais educativos para os banhistas, com orientações sobre segurança no meio líquido, formas de prevenção de afogamentos e o que fazer em casos de emergência.

A tenente-coronel Patrícia Torreão explicou a escolha da praia do Porto da Barra como cenário da ação. “Hoje aqui a gente escolheu o Porto da Barra para realizar o simulador, exatamente porque é uma praia bastante frequentada e, ainda que ela seja considerada uma das praias com uma maré tranquila, a gente orienta sempre que a atenção seja dada tanto para adulto quanto para criança, porque, apesar de ser uma praia tranquila, ela requer todo e qualquer cuidado como as outras praias que a gente atende.”

Durante o evento, são realizadas três simulações distintas: uma simulação de salvamento em pranchão, uma simulação utilizando a moto aquática e uma simulação utilizando o Grupamento de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros.

A tenente-coronel também ressaltou a atuação do Batalhão Marítimo em toda a capital. “A atividade de salvamento aquático é desenvolvida pelo Batalhão Marinho. Então, nós empregamos em diversas praias da nossa capital militares que são preparados para essa modalidade de salvamento. Eles atuam aqui no Porto da Barra, Farol da Barra, Amaralina, Buracão, dentre outras.”

O repórter Bernardo Rego foi convidado pelo Corpo de Bombeiros para participar da dinâmica de ser uma das vítimas da simulação de afogamento que aconteceu na praia do Porto da Barra.

Para ele, a experiência foi bastante enriquecedora mesmo já tendo familiaridade com o mar e gostar de nadar. Segundo o jornalista, a maré estava enchendo, por isso o cuidado teve que ser ainda maior, inclusive por conta de uma corrente que está presente naquela enseada, o que reforça a atenção que os banhistas devem ter para não se afogarem.

Além disso, pontuou que o Corpo de Bombeiros atuou com presteza e auxílio para que a atividade pudesse ser executada da melhor forma possível.

Alerta pessoal

Frequentar o mar é algo que pratico desde quando aprendi a nadar por volta dos 3 anos. Nessa jornada sempre procurei respeitar as águas salgadas e jamais cogitei desafiá-las. O banho sempre é prazeroso, curtir a praia em um dia ensolarado é sempre uma alegria, mas é preciso, acima de tudo, respeitar a natureza e entender que há limites para nós humanos.

O Porto da Barra, por exemplo, é um local bastante frequentado devido à faixa de areia menor e uma aparente tranquilidade. Contudo, há uma corrente de retorno atuando na localidade que, a depender do dia, pode nos arrastar para longas distâncias.

Diante disso, podemos continuar aproveitando as belezas naturais desse lindo cartão postal, mas sabendo que não somos donos da mãe natureza. Pratiquemos a nossa natação, aproveitemos o sol, mas saibamos reconhecer os limites.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

corpo de bombeiros militar da bahia Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento porto da barra

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Tenente-coronel Patrícia Torreão
Play

Operação em Salvador remove barricadas do crime em áreas dominadas pelo CV

Tenente-coronel Patrícia Torreão
Play

"Agressão gratuita", diz repórter vítima de ataque durante ao vivo em Salvador

Tenente-coronel Patrícia Torreão
Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

Tenente-coronel Patrícia Torreão
Play

Aquaman? Suspeito de tráfico tenta fugir da polícia e é capturado em alto mar

x