Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SALVADOR

Crianças com poucas chances de adoção podem ser apadrinhadas através de projeto

Projeto tem como público-alvo menores que enfrentam dificuldades de reinserção familiar ou adoção

Por Vitória Sacramento | Portal Massa!

22/10/2024 - 6:39 h
Iniciativa cria laços
Iniciativa cria laços -

Se você sempre pensou em ajudar crianças disponíveis para adoção, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) encurta esse caminho através do projeto 'Ser Dindo é Massa', lançado no último dia 17. A iniciativa visa proporcionar apoio afetivo, material e de serviços para menores que têm poucas chances de reinserção familiar ou adoção, por meio do apadrinhamento de padrinhos e madrinhas voluntários.

O projeto tem como público-alvo menores que enfrentam dificuldades de reinserção familiar ou adoção, proporcionando a eles a chance de construir laços de afeto e apoio para um desenvolvimento mais saudável. Os interessados em se tornar padrinhos ou madrinhas podem se inscrever através do link disponível no perfil do instagram @Cijbahia, podendo ser solicitado também através do email (cijbahia@tjba.jus.br) ou WhatsApp (71 3372-1711).

Os interessados serão analisados pela Coordenadoria da Infância e Juventude. Após essa etapa, os pedidos são encaminhados às Varas competentes para os próximos passos, incluindo a escolha do tipo de apadrinhamento.

O projeto oferece três modalidades de apadrinhamento: afetivo, provedor/financeiro e prestador de serviços. O apadrinhamento afetivo envolve a criação de um vínculo pessoal, onde o padrinho ou madrinha visita regularmente a criança ou adolescente, oferecendo orientação e companhia. Já a modalidade financeira prevê o custeio de materiais e despesas específicas, enquanto o apadrinhamento de serviços se destina a profissionais que queiram oferecer serviços voluntários, como assistência médica, por exemplo.

Leia Mais:

>> Criação de cadastro nacional de pedófilos divide opiniões de especialistas
>> Bahia precisa qualificar 574 mil profissionais da indústria até 2027, diz CNI

Segundo Alessandra da Costa Meira, psicóloga da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ), o projeto é crucial para crianças e adolescentes que, por estarem há muito tempo em instituições de acolhimento, têm poucas chances de adoção. “O 'Ser Dindo é Massa' estimula a convivência familiar e comunitária, direito expresso no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e contribui para o pleno desenvolvimento desses jovens”, afirmou.

“Atualmente cerca de 160 crianças e adolescentes estão no perfil para apadrinhamento no estado da Bahia, e a expectativa do TJBA é que o projeto ajude a garantir padrinhos para todos”.

Além do lançamento do projeto, o Congresso da Amab trouxe discussões sobre o papel do Poder Judiciário na infância e juventude, e o impacto da inteligência artificial nesse contexto. O evento contou com a presença de magistrados, advogados e acadêmicos de direito.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

adoção crianças padrinhos Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Iniciativa cria laços
Play

Operação em Salvador remove barricadas do crime em áreas dominadas pelo CV

Iniciativa cria laços
Play

"Agressão gratuita", diz repórter vítima de ataque durante ao vivo em Salvador

Iniciativa cria laços
Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

Iniciativa cria laços
Play

Aquaman? Suspeito de tráfico tenta fugir da polícia e é capturado em alto mar

x