LOCAL
Beije e voe! Aeroporto de Salvador vai multar passageiros por motivo peculiar
Sistema Kiss & Fly prevê cobrança para veículos que ultrapassarem tempo de parada

Por Isabela Cardoso

O Aeroporto de Salvador está prestes a adotar uma nova regra para organizar o fluxo de veículos na área de embarque e desembarque. A partir de janeiro de 2026, carros particulares terão tempo máximo de 10 minutos gratuitos para permanecer no meio-fio do terminal.
A medida segue o modelo internacional conhecido como Kiss & Fly (“beije e voe”, em tradução livre) e já está presente em aeroportos como Fortaleza (CE) e Campinas (SP). O objetivo é evitar que veículos parados prejudiquem a circulação, que pode chegar a 1.100 carros por hora nos horários de pico.
O tempo de permanência foi elaborado com base em estudos e simulações do aeroporto em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob). No entanto, os valores e modelos de cobrança ainda não foram definidos.
Tarifas ainda indefinidas
Enquanto em Fortaleza o valor já está estabelecido — R$ 20 a cada 10 minutos extras — em Salvador o sistema de cobrança ainda está em estudo. A ideia é incentivar os motoristas que precisarem de mais tempo a utilizarem o estacionamento do aeroporto
A iniciativa está sendo feita em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade e busca reduzir congestionamentos no entorno do terminal.
Mais comodidade para os passageiros
A requalificação do meio-fio deve ser concluída até dezembro de 2025. A expectativa é que as mudanças tornem a experiência do passageiro mais prática e organizada, facilitando o acesso ao terminal.
Segundo o CEO da VINCI Airports no Brasil, empresa responsavél pelo Aeroporto de Salvador, "As intervenções no meio-fio são parte de um esforço maior para modernizar o terminal, alinhado às melhores práticas internacionais. Queremos garantir um aeroporto mais organizado, seguro e funcional para todos os públicos”, afirma Julio Ribas.
Outros aeroportos do país, como o de Campinas, também vêm adotando medidas semelhantes, em um movimento nacional que busca modernizar e otimizar o fluxo aéreo.
Com o Kiss & Fly, Salvador se alinha a esse processo, equilibrando conveniência para os viajantes e eficiência no trânsito.
“Nosso compromisso é com a excelência na operação aeroportuária e na experiência dos nossos usuários. As intervenções no meio-fio são parte de um esforço maior para modernizar o terminal, alinhado às melhores práticas internacionais. Queremos garantir um aeroporto mais organizado, seguro e funcional para todos os públicos”
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes