Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > SALVADOR
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

WORLD CLEAN UP DAY

Baía de Todos-os-Santos recebe ação de limpeza e prevenção

Evento deste ano promove um ciclo de palestras para estudantes de escolas públicas

Por Marcela Magalhães*

13/09/2024 - 4:00 h
Imagem ilustrativa da imagem Baía de Todos-os-Santos recebe ação de limpeza e prevenção
-

A Baía de Todos-os-Santos, a maior baía tropical navegável do mundo, receberá o World Clean Up Day, uma mobilização cívica global, que reúne cerca de 60 milhões de pessoas em mais de 190 países na luta pela proteção ambiental. O evento deste ano promete não só ações de limpeza, mas também um programa de educação ambiental para a população. O objetivo é reunir dirigentes de diversas instituições voltadas à proteção marítima, para elaborar ações conjuntas de maior abrangência e efetividade, em setembro e outubro.

O evento deste ano promove um ciclo de palestras para estudantes de escolas públicas, profissionais portuários e comunidade local, para temas como economia do mar, restauração de corais e práticas sustentáveis. Além de ações de limpeza em praias de Salvador (Farol da Barra, Paripe, Boa Viagem e Preguiça) e no interior, na Enseada do Paraguaçu (Maragojipe), Malhado (Ilhéus) e Capadócia (Simões Filho).

Leia também:

>>>Business Bahia celebra seis anos com palestra do secretário da SSP

>>>Coordenador do Gaeco detalha operação que investiga Binho Galinha

>>>Volta do horário de verão é possibilidade real, diz ministro

Larissa Nabuco Nogueira, oceanógrafa e Diretora do Museu do Mar Aleixo Belov, explica o papel do museu na educação ambiental: “ Nossas atividades visam abordar os principais desafios enfrentados pela baía, como a poluição e a degradação dos ecossistemas marinhos, e inspirar práticas sustentáveis entre os participantes”.

Nogueira acredita que esse conteúdo não apenas in

formará, mas também criará um senso de pertencimento e urgência na proteção da baía. Entre as principais causas da degradação ambiental marítima ela cita a poluição causada por resíduos sólidos e químicos, a degradação dos ecossistemas marinhos e a pressão do crescimento urbano e industrial. Esses fatores comprometem a qualidade da água e a saúde dos habitats marinhos, impactando na biodiversidade local.

Edição 2024

A edição deste ano marca um avanço inédito em relação às edições anteriores com a integração de diversos grupos. Patrícia Iglesias, CEO da Global Oceans, destaca a importância da colaboração entre diversas instituições: “Os impactos até então foram isolados, mas agora, com a união de esforços de dez empresas, esperamos não só reduzir a poluição, mas também promover uma conscientização mais ampla sobre conservação e preservação”.

O gerente de Meio Ambiente e Segurança do Trabalho da CODEBA, Ricardo Bertelli, enfatiza a importância das ações integradas para a preservação da baía: “A CODEBA está comprometida com a preservação através de monitoramentos e estudos que garantem a manutenção das Licenças Ambientais dos portos. O World Clean Up Day fortalece nossas iniciativas, mobilizando a comunidade e promovendo a conscientização”.

*Sob a supervisão do jornalista Luiz Lasserre

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

baía de todos-os-santos limpeza WORLD CLEAN UP DAY

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Operação em Salvador remove barricadas do crime em áreas dominadas pelo CV

Play

"Agressão gratuita", diz repórter vítima de ataque durante ao vivo em Salvador

Play

Pagode, roupas e até academia: como evangélicos se reinventam para viver a fé

Play

Aquaman? Suspeito de tráfico tenta fugir da polícia e é capturado em alto mar

x