Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Visita histórica de Macron fortalece laços entre Bahia e França

Presidente francês cumpriu agenda em Salvador ao lado de autoridades locais

Cássio Moreira

Por Cássio Moreira

05/11/2025 - 22:26 h | Atualizada em 05/11/2025 - 23:52
Emmanuel Macron cumpriu série de agendas em Salvador
Emmanuel Macron cumpriu série de agendas em Salvador -

Salvador ficou um pouco francesa nesta quarta-feira, 5. O presidente da França, Emmanuel Macron, cumpriu uma série de agendas na capital baiana, acompanhado de autoridades locais e nacionais, como o prefeito Bruno Reis (União Brasil), o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a ministra da Cultura, Margareth Menezes. O encontro reforçou os laços entre o estado nordestino e o país europeu.

Mais cedo, Macron, que também contou com a companhia do ministro das Relações Exteriores do Benin, Olushegun Bakari, visitou o Centro Histórico de Salvador, atraindo curiosos e políticos. Em seguida, já no início da noite, o chefe de Estado seguiu para o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), localizado na Cidade Baixa, onde participou da abertura do 'Festival Nosso Futuro Brasil-França: Diálogos com África.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Ancestralidade e arte

Filha de Salvador, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que a 'Roma Negra', como é conhecida a capital baiana, é "sinônimo de resistência e diversidade", citando a relação do território com a cultura, também influenciada pelos laços com o continente africano. O Benin, representado pelo ministro na agenda, possui uma ligação histórica com o Brasil, iniciada com a vinda de parte da sua população no processo de escravização.

Estamos em Salvador, uma cidade sinônimo de resistência e diversidade. Aqui, em cada esquina pulsa história e memória, é um eco das vozes dos nossos antecipados que chegam às margens desse continente. Aqui em Salvador a revolução é a arte que não se cala
Margareth Menezes, ministra da Cultura

Também presente na abertura do festival, o prefeito Bruno Reis reafirmou a ligação entre Salvador, Benin e África, mencionando as heranças culturais e históricas.

"A nossa ancestralidade, a arte, a dança, o jeito do baiano, nós herdamos isso dos africanos. Dos franceses, nossas relações tem mais de 200 anos, desde que o governo francês reconheceu a independência do Brasil. Nossas semelhanças vão além das cores da bandeira da Bahia e França. Temos muito que nos une, e é por isso que nossa relação com a França cada vez mais forte", afirmou o prefeito.

Leia Também:

Na mesma linha de Margareth e do prefeito Bruno Reis, o governador Jerônimo Rodrigues citou a forma em que a relação com os africanos foi construída e fez um apelo para que as lideranças globais pensem na atual geração e no futuro da juventude.

Emmnauel Macron, Bruno Reis e Margareth Menezes
Emmnauel Macron, Bruno Reis e Margareth Menezes | Foto: Raphael Muller | AG. A TARDE

"Foi por aqui que os escravos chegaram, que construímos nossa relação com a África, e hoje a gente volta para promover o encontro da nossa juventude. A responsabilidade de vocês presidentes é muito grande, com essa geração de hoje e as gerações futuras", destacou o governador baiano, que tem como uma de suas grandes marcas o fato de ser o primeiro 'afro-indígena' da história do Brasil.

Visita histórica

Emmanuel Macron, que mostrou intimidade com os baianos do Centro Histórico, distribuindo abraços e afagos, mostrou gratidão pela recepção e afirmou se sentir na obrigação de construir novos laços com o Brasil e com o Benin, que foi uma colônia da França até a década de 1960.

Emmanuel Macron ao lado do governador Jerônimo Rodrigues
Emmanuel Macron ao lado do governador Jerônimo Rodrigues | Foto: Raphael Muller | AG. A TARDE

Macron ainda alertou para as mudanças comportamentais e tensão recente que o mundo vem enfrentando, e pontuou a necessidade de encarar o mundo sob um novo ponto de vista, reconhecendo que a história pode ser contada da maneira correta.

"É um enorme privilégio essa acolhida que tivemos aqui [...] Esse triângulo que começou com dor, a gente consegue fazer um triângulo de amor [...] A gente vai melhorar essa relação começando pela arte [...] Essa mesma relação que a gente está construindo com o presidente Lula", iniciou o presidente francês.

Macron continuou o discurso e sinalizou o caminho que deve ser seguido para a construção dessa relação.

Estamos vivendo em uma época marcada por incertezas, e faz com que a gente não entenda mais o que está acontecendo [...] Essa nova maneira de encarar o mundo pode passar pela reapropriação do passado. Temos que reaprender o nosso passado
Emmanuel Macron, presidente da França

Benin presente

Olushegun Bakari, ministro das Relações Exteriores do Benin, elogiou o trabalho de manutenção da cultura do país em solo soteropolitano, e estendeu a mão para a união entre a nação africana, o Brasil e a França.

"O que nos une não é apenas o oceano atlântico, mas é também o sopro que podemos sentir nas ruas, na cultura, nas artes, na forma de viver. Estamos tentando refazer viver esse sopro", afirmou o ministro.

"Queremos transformar essa casa em uma casa de respiro da África aqui no Brasil. O Benim está feliz em representar uma África que olha para frente", completou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brasil Bruno Reis Emmanuel Macron frança Jerônimo Rodrigues Salvador

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Emmanuel Macron cumpriu série de agendas em Salvador
Play

Pacto do Trabalho no Carnaval pode se tornar padrão em festas pelo Brasil, diz ministro

Emmanuel Macron cumpriu série de agendas em Salvador
Play

Vereador é barrado ao tentar invadir nova Rodoviária de Salvador; veja

Emmanuel Macron cumpriu série de agendas em Salvador
Play

Fim da escala 6x1? Senado decide destino da jornada trabalhista

Emmanuel Macron cumpriu série de agendas em Salvador
Play

Catu: moradores denunciam precariedade em posto de saúde improvisado

x