Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

QUEBRA DE DECORO

Vereador é notificado sobre processo que pode cassar seu mandato

Entenda motivo de representação que pode tirar vereador Hamilton Assis da Câmara Municipal de Salvador

Gabriela Araújo

Por Gabriela Araújo

05/08/2025 - 23:07 h | Atualizada em 06/08/2025 - 7:55
Vereador Hamilton Assis (PSOL)
Vereador Hamilton Assis (PSOL) -

O vereador Hamilton Assis (PSOL) foi notificado sobre o processo que pode resultar na cassação do seu mandato na Câmara Municipal de Salvador (CMS) após a invasão protagonizada pelos servidores públicos ao espaço legislativo.

O documento foi recebido pelo edil na última segunda-feira, 4, durante a retomada das atividades após o recesso legislativo, iniciado no mês de junho. Em plenário, o psolista pediu o “bom senso” dos colegas de Parlamento na análise do documento.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“Fui acusado de ser conivente com tudo o que aconteceu, inclusive, com a falta de solidariedade aos edis presentes naquele momento. Portanto, eu queria pedir o bom senso dessa casa. Sei que existem vereadores aqui que são democratas e que pensam no debate”, afirmou Assis durante discurso no púlpito.

As declarações de Assis sobre a "falta de solidariedade" leva em conta a agressão sofrida pelos vereadores Sidninho e Maurício Trindade, ambos do PP, no dia 22 de maio, pelos manifestantes.

Veja vídeo:

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por A TARDE (@atardeoficial)

O vereador está sendo acusado de quebra de decoro parlamentar após ser apontado como um dos responsáveis pela mobilização dos professores e demais servidores municipais no Centro Cultural da CMS.

“Eu não estava presente neste processo, mas a representação insiste que contribuí, incentivei, mobilizei, só faltou dizer que eu bati nas pessoas. Eu acho que essa representação falta com a verdade, na medida em que eu não estava presente quando ocorreu todos os fatos e a gente tem prova disso”.

Três pontos para entender o processo de cassação

Antes da Câmara Municipal de Salvador (CMS) bater o martelo sobre a cassação do vereador Hamilton Assis (PSOL), o documento segue para análise do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, sob presidência do vereador Alexandre Aleluia (PL).

  • Tramitação: Ao chegar à Câmara, o documento é recebido pelo presidente do colegiado que notifica o gabinete do vereador sobre a ação
  • Defesa: Depois desse ato, o vereador passa a ter 15 dias para apresentar a defesa ao colegiado para análise dos membros. Neste caso, começou a ser contado na última segunda.
  • Análise: Após a defesa chegar o Conselho é marcada uma sessão entre os membros do colegiado para discutir sobre o assunto e, logo após, há a apresentação de um parecer do relator que orienta a perda ou não do mandato.

Depois deste rito, o caso passa a ser analisado em plenário para votação dos demais vereadores.

Saiba quem são os membros do colegiado

  • Presidente: Alexandre Aleluia (PL);
  • Vice-presidente: Claudio Tinoco (União Brasil);
  • Secretária: Cris Correia (PSDB);
  • Membros: Duda Sanches (União Brasil); Cezar Leite (PL); Marta Rodrigues (PT); e Hélio Ferreira (PCdoB).
  • Suplentes: Anderson Ninho (PDT); Marcele Morais (União Brasil), Aladilce Souza (PCdoB); Silvio Humberto (PSB); Marcelo Guimarães Neto (União), Ireuda Silva (Republicanos); e Júlio Santos (Republicanos).

O que diz o vereador Hamilton Assis?

Durante fala no púlpito, Assis desabafou sobre o seu caso e diz que enxerga a representação movida contra pelo cidadão identificado como Pedro Ivo Rodrigues Cortês como “profunda injustiça”.

“Sei que a representação não foi feita por nenhum vereador da Casa, pelo menos é está escrito aqui, foi feita por Pedro Ivo, que é um cidadão eleitor da nossa cidade e tem todo direito de fazer essa representação”, disse o edil.

Hamilton ainda completou afirmando que nunca encontrou o cidadão pelos corredores da Casa Legislativa, e nem sequer o viu presente durante o ato registrado durante votação do reajuste dos servidores municipais.

“Mas, eu desconheço que o senhor esteve presente em algum momento nesta sessão e desconheço que ele esteve presente neste ato que aconteceu. Eu, por exemplo, não estava presente quando aconteceu esse ato. [...]”, afirmou o vereador.

E completou: “Eu me sinto profundamente agredido com isso também. Primeiro, porque em vários momentos, com a leitura no grupo de vereadores, eu lamentei o ocorrido. Eu sempre fui mediador das negociações coletivas, trabalhistas das mais diversas”, declarou o vereador à imprensa.

O que diz o presidente da CMS?

O presidente da Câmara Municipal de Salvador (CMS), vereador Carlos Muniz (PSDB), afirmou que o direito à ampla defesa será assegurado ao vereador Hamilton Assis (PSOL).

“Todo o ritual será cumprido, toda a lei será cumprida. De maneira nenhuma iremos açodar ou fazer algo que a lei não determine”.

Relembre invasão

Os vereadores Sidninho (PP) e Maurício Trindade (PP) foram hostilizados por sindicalistas durante a sessão extraordinária da Câmara Municipal de Salvador, na tarde de quinta-feira, 22 de maio, que discutiu o reajuste salarial dos servidores do município.

O grupo, que acompanha os trâmites da votação no plenário da Casa, tentou impedir o acesso da imprensa, pouco antes da sessão. Em seguida, os servidores municipais invadiram a sala onde ocorre a sessão, no Centro de Cultura da Câmara Municipal, sede provisória do legislativo.

Maurício Trindade, 1º vice-presidente da Casa, chegou a entrar em luta corporal com um dos servidores, sendo agredido. O vereador Sidninho foi mordido no braço na mesma confusão, na sequência.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

CÂMARA MUNICIPAL DE SALVADOR Cassação de Mandato vereador Hamilton Assis

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Vereador Hamilton Assis (PSOL)
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Vereador Hamilton Assis (PSOL)
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Vereador Hamilton Assis (PSOL)
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

Vereador Hamilton Assis (PSOL)
Play

Trump diz que gosta de Lula, após nova conversa com petista

x