Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ENTENDA AS PROPOSTAS

Consciência Negra: os 3 projetos de deputados baianos para o povo negro

Propostas estão paradas na Câmara dos Deputados

Cássio Moreira

Por Cássio Moreira

20/11/2025 - 18:13 h | Atualizada em 20/11/2025 - 18:26
Festa da Irmandande da Boa Morte
Festa da Irmandande da Boa Morte -

O 20 de novembro marca o Dia da Consciência Negra, que se tornou feriado nacional desde 2023. Na Câmara dos Deputados, tramitam projetos voltados para a população preta apresentados por deputados federais que integram a bancada baiana na Casa. O Portal A TARDE trouxe três das principais iniciativas.

Dia da Consciência Quilombola

O deputado federal Josias Gomes (PT) é autor do Projeto de Lei 2659/2025, que prevê a criação do Dia Nacional de Bernadete Pacífico e da Consciência Quilombola, uma alusão à data do assassinato da líder quilombola baiana de mesmo nome.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Como justificativa, Josias Gomes ressalta a influência da cultura e comportamento dos povos africanos durante o período colonial, mencionando as comunidades quilombolas como marcas de herança desse processo. O parlamentar também faz um breve traçado da trajetória de Bernadete.

As comunidades negras rurais quilombolas são herdeiras diretas deste legado, sendo fundamental que nossa sociedade preste essa justa homenagem e reconhecimento pela importância de Bernadete Pacífico e de outras personalidades quilombolas de nossa história
Josias Gomes

Irmandade da Boa Morte

De autoria na Alice Portugal (PCdoB), o Projeto de Lei 5786/2025 estabelece o reconhecimento da Irmandade da Boa Morte e da Festa da Irmandade da Boa Morte, símbolos religiosos afro-católicos, como manifestações da cultura nacional.

Segundo Alice, as celebrações, que nasceram dentro de um universo de exclusão da população negra, representam "um marco da resistência cultural do povo afro-brasileiro".

Nascida em um contexto de exclusão e opressão, a confraria conciliou o catolicismo e as tradições de matriz africana, criando um espaço de solidariedade, emancipação e identidade coletiva. Além de sua dimensão espiritual, foi responsável por ações de cunho social, como a compra de alforrias e o acolhimento de pessoas negras marginalizadas, consolidando-se como importante símbolo da luta histórica pela liberdade e dignidade
Alice Portugal

A deputada também argumenta que a iniciativa se trata de um "ato de justiça" e valorização da cultura africana, que colaborou na formação do povo brasileiro.

Brasil DNA África

A proposta mais recente apresentada por um baiano é a criação do Programa Brasil DNA África, de autoria de Valmir Assunção (PT), em conjunto com Carlos Zarattini (PT-SP). A ideia é credenciar os chamados DNAEBs (Descendentes de Negros Africanos Escravizados no Brasil) que moram no Brasil para a realização de exames de DNA, tendo como objetivo o mapeamento genético de ancestralidade.

Os exames, ainda de acordo com o texto apresentado, serão realizados de maneira gratuita. Para a implantação do programa, caso aprovado pela Câmara, será criada uma Comissão Especial de Avaliação e Acompanhamento, com representantes de diferentes esferas.

A proposta nasce da compreensão de que o Brasil tem uma dívida histórica estrutural com a população negra, cujas raízes ancestrais foram destruídas, não apenas pelo processo de escravização, mas também por ações deliberadas do próprio Estado — como a incineração dos documentos da escravidão, determinada em 1890 pelo então ministro Rui Barbosa, apagando os vestígios que permitiriam a reconstrução do pertencimento familiar e territorial dos afrodescendentes

Todos os projetos ainda precisam tramitar nas comissões e, caso sejam aprovados, pelo plenário da Câmara dos Deputados.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Bahia Câmara dos Deputados Consciência negra negros

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Festa da Irmandande da Boa Morte
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Festa da Irmandande da Boa Morte
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

Festa da Irmandande da Boa Morte
Play

Jerônimo provoca oposição e exibe trens do VLT: “Olha aqui os empréstimos”

Festa da Irmandande da Boa Morte
Play

Trump diz que gosta de Lula, após nova conversa com petista

x