Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Tássio Brito deve vencer eleição e assumir comando do PT baiano

Resultado deve ser divulgado na terça-feira, 8

Por Cássio Moreira

07/07/2025 - 15:26 h
Tássio Brito lidera marcha da apuração do PT
Tássio Brito lidera marcha da apuração do PT -

Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Tássio Brito deve ser eleito presidente do diretório baiano do Partido dos Trabalhadores (PT). A tendência foi confirmada pelo Portal A TARDE, em conversas com nomes ligados à legenda. Durante o processo, ele contou com o apoio do senador Jaques Wagner, um dos principais nomes da sigla no estado.

O Processo de Eleições Diretas (PED), pleito realizado pelo PT para escolher dirigentes de todas as esferas (municipal, estadual e nacional), ocorreu neste domingo, 6. Um dos nomes ouvidos, sob anonimato, afirmou que o favoritismo de Tássio, já confirmado nas primeiras parciais da apuração dos votos, já era esperado durante a campanha.

Leia Também:

Além de ostentar o apoio de Wagner, Tássio contou com outros nomes de peso na sua campanha, como os secretários estaduais Felipe Freitas (Direitos Humanos) e Rowenna Brito (Educação).

A última parcial, divulgada na tarde desta segunda-feira, 7, aponta Tássio Brito com 69,5% dos votos, seguido por Jonas Paulo, militante histórico do partido, que tem 28%. Paulo Riela tem 1,3%. Os demais candidatos não atingiram 1% dos votos até o momento. Ao todo, foram apurados os votos de 130 municípios baianos.

Tássio, que é da corrente Esquerda Popular Socialista (EPS), também venceu a eleição em Salvador. Em Ilhéus, Jonas Paulo, da tendência Construindo um Novo Brasil (CNB), saiu vencedor. O resultado final do pleito será divulgado terça-feira, 8.

Eleição nacional

No âmbito nacional, Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e ex-ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, também surge como favorito para presidir o PT, segundo apuração do Portal A TARDE. Atualmente, o comando da legenda está nas mãos do senador Humberto Costa, que assumiu de maneira interina com a saída de Gleisi Hoffmann para o Ministério da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

Apesar da tendência de vitória do ex-ministro, o resultado pode ter sua divulgação adiada, uma vez que a eleição em Minas Gerais não ocorreu, por conta de um passe em torno de uma das candidaturas.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

eleições JAQUES WAGNER PT Tássio Brito

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Tássio Brito lidera marcha da apuração do PT
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Tássio Brito lidera marcha da apuração do PT
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

Tássio Brito lidera marcha da apuração do PT
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

Tássio Brito lidera marcha da apuração do PT
Play

Clima esquenta na Câmara: Motta e Jordy trocam acusações

x