Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EXPANSÃO

SEC e PDT debatem expansão de educação em tempo integral

Prefeitos do partido se reuniram com a secretária de Educação, Rowenna Brito

Por Redação

08/07/2025 - 15:54 h | Atualizada em 08/07/2025 - 21:16
Prefeitos do PDT se reuniram com Rowenna Brito
Prefeitos do PDT se reuniram com Rowenna Brito -

Prefeitos do PDT se reuniram na segunda-feira, 7, com a secretária de Educação, Rowenna Brito, onde discutiram a implantação de projetos de educação em tempo integral nos municípios baianos administrados por pedetistas.

O encontro faz parte do acordo para que a cúpula do partido ingressasse na base do governo Jerônimo Rodrigues (PT), o que ocorreu em abril.

Leia Também:

Estiveram presentes no encontro a prefeita de Araci, Keinha Jesus, e o prefeito de Cordeiros, Devani Pereira, além de integrantes do diretório estadual do PDT, a exemplo de Severiano Alves, secretário-geral, e Silva Neto, presidente do movimento municipalista da legenda, e secretários municipais de educação.

"O governo do estado já tem investido em escolas de tempo integral por toda a Bahia. A ideia do PDT, conforme foi demandado pelo governador, é fortalecer e ampliar essa iniciativa nas oito cidades administradas pelo partido no estado. E isso não só do ponto de vista estrutural, mas também no modelo de ensino", declarou Silva Neto.

PDT fora da base

Em maio, o PDT da Bahia selou uma aliança com Jerônimo Rodrigues (PT), retornando à base governista após o rompimento em 2022, marcando assim, a saída da gestão de Bruno Reis (União Brasil), com a entrega de cargos na Prefeitura de Salvador.

Ensino integral na Bahia

Em 2025, a rede estadual conta com mais de 135 mil estudantes matriculados no ensino integral, o que representa um aumento de 42% em relação a 2024.

Para garantir a ampliação da educação integral, o Governo do Estado destinou, para o período de 2023 a 2025, o orçamento de R$ 9,2 bilhões, possibilitando uma série de melhorias na rede estadual, incluindo a construção de 244 novas unidades escolares.

A expansão desse modelo educacional está alinhada ao Programa Escola em Tempo Integral, lançado em 2023 pelo Governo Federal, que busca fomentar a ampliação das matrículas na Educação Básica com apoios técnico e financeiro, beneficiando principalmente os estudantes em maior situação de vulnerabilidade social.

Na Bahia a educação em tempo integral é regida pela Lei Estadual nº 14.359/2022 e regulamentada pelo Decreto Estadual nº 21.469/2022 e Portaria nº 1.475/2022. A implementação dessa política ocorre por meio do Programa de Educação Integral (ProEI), que faz parte dos dez compromissos para fortalecer a escola pública, dentro do Programa Todos pela Escola.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Educação em tempo integral governo Jerônimo PDT

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Prefeitos do PDT se reuniram com Rowenna Brito
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Prefeitos do PDT se reuniram com Rowenna Brito
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

Prefeitos do PDT se reuniram com Rowenna Brito
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

Prefeitos do PDT se reuniram com Rowenna Brito
Play

Clima esquenta na Câmara: Motta e Jordy trocam acusações

x