Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

RESPOSTA

Rui reage a críticas de Temer ao governo Lula: “Distorção dos fatos”

Ministro da Casa Civil comparou números dos dois governos

Anderson Ramos

Por Anderson Ramos

02/06/2025 - 10:30 h
Ministro da Casa Civil, Rui Costa
Ministro da Casa Civil, Rui Costa -

Rui Costa, ministro da Casa Civil, reagiu às críticas que o ex-presidente Michel Temer (MDB) fez ao governo Lula, durante entrevista ao site Poder 360. Para o emedebista, o impasse sobre a alta do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) expõe a “falta de projeto” do petista.

Leia Também:

“Li a declaração do Michel Temer sobre o governo do presidente Lula e fiquei sem acreditar na capacidade de distorção dos fatos. O governo Lula vem transformando a realidade do Brasil que encontrou literalmente de gavetas vazias e sem projetos estruturantes para o país”, iniciou o ex-governador da Bahia.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Em um longo texto publicado nas redes sociais, Rui Costa citou dados da economia para rebater o argumento de Temer e comparar os dois governos. “O PIB brasileiro cresceu em 2023 e 2024, 3,2% e 3,4%, respectivamente. Em 2017 e em 2018, o crescimento médio observado foi de 1,3% e 1,8%”.

“Enquanto em 2024 o resultado primário foi de -0,4% do PIB, a gestão Temer registrou déficits de quase 2% em 2017 e 2018. Essa baixa performance do PIB na gestão Temer se refletiu no mercado de trabalho. No último ano da sua gestão, o desemprego era de 13% para o trimestre fev-mar-abr, o dobro do valor atual (6,6)”, relacionou o ministro.

Projeções

Esta não é a primeira vez que Michel Temer alfineta Lula. Em entrevista ao programa Canal Livre, da Band, em maio, o emedebista disse acreditar que as crises que o governo vem enfrentando com o Congresso Nacional e a queda de popularidade com os brasileiros podem fazer com que o mandatário repense sobre disputar a reeleição em 2026.

“Eu acho que o presidente Lula não tem feito uma coisa que ele fazia muito nos primeiros mandatos. Ele dialogava muito com o Congresso Nacional. Segundo ponto, caiu a popularidade dele, sem dúvida alguma. O que penso fará com que ele medite duas ou três ou dez vezes para ser candidato à Presidência pela quarta vez”.

Na ocasião, ele fez uma análise sobre o cenário nacional e ainda apostou no crescimento da direita, com o lançamento de uma candidatura única.

“Eu vejo que, nas conversas que eu tive com alguns governadores, eles estão muito dispostos a uma coisa dessa natureza. Se saírem cinco candidatos deste lado e um único candidato do outro lado, é claro que o candidato do outro lado vai ter uma vantagem extraordinária”, declarou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

IOF Michel Temer Rui Costa

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministro da Casa Civil, Rui Costa
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Ministro da Casa Civil, Rui Costa
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Ministro da Casa Civil, Rui Costa
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

Ministro da Casa Civil, Rui Costa
Play

Fux reforça imparcialidade do STF e rejeita julgamento político

x