Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ALIANÇA TURBINADA

PT avalia formar superfederação com partidos de esquerda

A vontade de formar uma superfederação foi comunicada aos líderes do PCdoB e PV, PSB e PDT

Por Redação

03/07/2025 - 7:28 h | Atualizada em 03/07/2025 - 9:23
Lula busca mais apoio para reeleição
Lula busca mais apoio para reeleição -

O Planalto faz uma ofensiva em busca de partidos para agregar numa superfederação de esquerda, visando à eleição de 2026. O assunto foi levantado na última terça-feira, 1º, por interlocutores do Planalto com lideranças partidárias.

A vontade de formar uma superfederação foi comunicada aos líderes do PCdoB e PV, que já estão numa aliança formal com o PT, e a legendas como PSB e PDT. De acordo com o portal Metrópoles, o pedido de negociação não foi mal recebido, mas tampouco entusiasmou.

Leia Também:

O PSB é o partido do vice-presidente Geraldo Alckmin e comanda os ministérios da Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o do Empreendedorismo (MEMP). Uma aliança formal com o PT, porém, é vista como impraticável.

Os socialistas reconhecem ser o elo mais fraco num eventual acordo e temem encolher no processo decisório diante do maior tamanho dos petistas em número de parlamentares.

Dificuldades

PT e PSB já tentaram uma aliança em 2022, mas não deu certo. Para os socialistas pesa, também, a negociação já avançada com o Cidadania para uma federação. O acordo já está encaminhado pelas cúpulas dos partidos e deve ser anunciado em breve.

Já com o PDT a história é semelhante, mas ainda há um distanciamento ideológico maior que com o PSB. Enquanto os socialistas se afastaram do Centrão e se aproximaram da esquerda, os pedetistas fizeram um movimento contrário.

Essa cisão foi ampliada com a demissão do presidente da sigla, Carlos Lupi, do Ministério da Previdência Social. Ele deixou a pasta em meio ao escândalo da farra no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), e a bancada desembarcou da base do presidente Lula.

A superfederação com partidos aliados seria uma alternativa para o presidente Lula ampliar sua base de apoio no Congresso, que tem lhe imposto derrotas.

Somente no mês passado, o Legislativo decidiu aumentar a conta de luz dos brasileiros e sustar o reajuste do IOF. Como reação, o Planalto acionou o Supremo Tribunal Federal (STF). Caso a Corte intervenha a favor do Executivo, uma nova crise entre os Poderes será deflagrada.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Lula partidos de esquerda superfederação

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula busca mais apoio para reeleição
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Lula busca mais apoio para reeleição
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Lula busca mais apoio para reeleição
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

Lula busca mais apoio para reeleição
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

x