Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

INDEPENDÊNCIA

Negromonte Jr. não descarta apoio do PP a Jerônimo mesmo em federação

Presidente do Progressistas na Bahia defende autonomia do partido

Anderson Ramos

Por Anderson Ramos

25/08/2025 - 11:03 h | Atualizada em 25/08/2025 - 11:19
Deputado federal Mário Negromonte Júnior, presidente do PP na Bahia
Deputado federal Mário Negromonte Júnior, presidente do PP na Bahia -

Contrário à formação da federação entre o Progressistas (PP) e o União Brasil - denominada de União Progressista - o deputado federal e presidente do PP na Bahia, Mário Negromonte Júnior, defende a independência do partido e não descarta que a legenda apoie a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de 2026.

Em conversa com o Portal A TARDE, o dirigente afirmou que as decisões sobre o pleito do ano que vem ainda serão tomadas. Segundo ele, há uma divisão dentro de legenda entre aqueles que querem marchar com o petista e outros que querem formar aliança com a oposição.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

“É uma coisa que a gente vai conversar com o partido nacional, até porque a federação precisa ser homologada pelo TSE. Enquanto não tiver CNPJ, ela não vai acontecer. Até lá vai ter muita conversa para ver quem o partido quer apoiar. Hoje existe um grupo de pessoas que está no partido que tem uma posição e outros que tem outra posição. Então vamos realmente ver se isso vai acontecer, se a saída deles vai acontecer, se aqueles que estão vão permanecer, para que a gente possa tomar uma posição”, afirmou Negromonte Júnior.

Conforme prevê o regimento da União Progressista, a presidência dos diretórios estaduais deve ficar com o partido de maior representação na Câmara dos Deputados. No caso da Bahia, a presidência deve ficar com o União Brasil, que tem cinco parlamentares contra três do PP (Mário Negromonte Júnior, Cláudio Cajado e João Leão). O União Brasil é o partido do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, que deve ser o adversário de Jerônimo nas urnas.

Leia Também:

A federação acontece no momento em que o PP busca formalizar sua entrada na gestão estadual, após o rompimento de 2022. Apesar da aliança não ter se dado ainda em termos institucionais, os seis deputados estaduais do partido: Antônio Henrique Júnior, Eduardo Salles, Felipe Duarte, Nelson Leal, Hassan e Niltinho, costumam votar a favor em projetos do Executivo e são vistos como base do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

“Não é porque a federação aconteceu que o PP vai ficar de joelho para a imposição de quem quer que seja. Aqui tem que ser com diálogo com respeito, porque o PP e as pessoas que estão no PP tem história no partido. E volto a dizer, o Partido Progressista é maior do que essa federação que tem prazo de validade, que são 4 anos. Depois que acabar vai acontecer o quê? A gente precisa sempre respeitar a história de cada partido. É isso que a gente sempre pede”, reforçou o deputado.

Mudança de partido ?

Mesmo diante das incertezas que rondam a federação, Mário Negromonte Júnior pretende terminar o mandato de presidente do PP na Bahia e só então decidir se permanecerá ou não na legenda.

“Tenho um mandato de presidente do partido e vou permanecer, dando meu máximo aqui a cada dia, tentando fortalecer o partido enquanto durar o mandato”, frisou.

Negromonte tem ensaiado aproximação com o governador Jerônimo Rodrigues
Negromonte tem ensaiado aproximação com o governador Jerônimo Rodrigues | Foto: Divulgação

O progressista afirmou que a decisão de continuar ou não no partido virá após conversas com sua base de aliados e família.

“Tem muitos políticos na minha base, prefeitos e ex-prefeitos experientes, que têm a opinião deles e eu quero muito ouvi-los. Na verdade, toda decisão que eu tomei, sempre foi ouvindo a minha base. Meus amigos e amigas queridos, prefeitos, prefeitas, ex-prefeitos, ex-prefeitas, vereadores, vereadoras, vice-prefeitos, vice-prefeitas. Portanto, quero manter dessa forma. Vou ouvir minha família também e ouvir o partido, e só depois decidir”, pontuou.

União Progressista

O União Brasil e Progressistas (PP) firmaram, na última terça-feira, 19, a federação partidária União Progressista (UPb), em cerimônia com a presença de integrantes dos dois partidos, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

O evento contou com participação de vários nomes cotados para a disputa pela presidência da República. Marcaram presença Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Ratinho Jr. (PSD-PR), Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União Brasil). O ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes (PDT) fez uma aparição surpresa na cerimônia.

A condução da Federação, até o fim de 2025, será compartilhada entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda. Entre 2026 e 2029, a presidência do grupo ficará a cargo de Rueda.

Números

Juntos, os partidos União Brasil e Progressistas somam a maior bancada da Câmara dos Deputados e uma das maiores do Senado Federal, além de um número significativo de vereadores, prefeitos, deputados estaduais e governadores. Veja os números da federação:

  • 109 deputados federais
  • 15 senadores
  • 12.398 vereadores,
  • 1.335 prefeitos,
  • 186 deputados estaduais e quatro distritais
  • 6 governadores, quatro vice-governadores
  • 1.183 vice-prefeitos

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

federação partidária Jerônimo Rodrigues Mário Negromonte Júnior união progressistas

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Deputado federal Mário Negromonte Júnior, presidente do PP na Bahia
Play

Preparação para guerra? Ministro defende que Brasil tenha armamento nuclear

Deputado federal Mário Negromonte Júnior, presidente do PP na Bahia
Play

Vídeo: Advogado de Cid chama Fux de “atraente” e gera reação de Dino

Deputado federal Mário Negromonte Júnior, presidente do PP na Bahia
Play

Trump diz que ataque a barco da Venezuela deixou 11 traficantes mortos

Deputado federal Mário Negromonte Júnior, presidente do PP na Bahia
Play

Bolsonaro no STF: ex-presidente aparece e diz acompanhar julgamento

x