Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Ministro do STF recebe Título de Cidadão Baiano nesta sexta

Procurador-geral da República também será contemplado com honraria

Redação

Por Redação

11/03/2025 - 9:49 h | Atualizada em 11/03/2025 - 11:21
Ministro do STF, Dias Toffoli
Ministro do STF, Dias Toffoli -

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, e o procurador-geral da República, Paulo Gustavo Gonet Branco, recebem nesta sexta-feira, 14, Títulos de Cidadão Baiano em cerimônia no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). As honrarias serão entregues pelo líder do PP na Casa, Niltinho, e pelo deputado estadual Alex da Piatã (PSD), respectivamente.

“Ambos merecem essa honraria pelos papéis de destaque e trajetórias no Poder Judiciário e na Procuradoria Geral da República. Eu e meu colega, o parlamentar Alex da Piatã, nos sentimos honrados, pois em meio a agendas tão atribuladas, os homenageados virão a Salvador e, a partir de então, também serão cidadãos da Bahia. Um momento importante para o nosso estado e para o parlamento baiano”, disse.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Já Alex da Piatã ressaltou que "a Bahia sempre foi um estado acolhedor, e esta homenagem reforça nosso reconhecimento à trajetória e à contribuição de grandes nomes para o país. O ministro Dias Toffoli e o procurador-geral Paulo Gonet possuem uma atuação marcante na Justiça brasileira, e agora passam a ser também cidadãos baianos. É uma honra participar desse momento que celebra a relevância do trabalho de ambos para o fortalecimento das instituições e da democracia”.

Dias Toffoli coordenou a Comissão de Juristas responsável pela elaboração da minuta do Anteprojeto de reforma do novo Código Eleitoral Brasileiro. Atualmente, além de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), exerce as seguintes atividades: ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (a partir de 4 de outubro de 2022); professor do Curso de Pós-Graduação lato sensu em Advocacia Pública da Escola da Advocacia Geral da União e professor colaborador do Curso de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Ele também foi presidente do STF e do CNJ; vice-presidente do STF; presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e professor do Curso de Pós-Graduação em Direito do Centro Universitário de Brasília; dentre outros cargos de destaque.

Paulo Gustavo Gonet Branco tem atuação de destaque em temas relacionados aos direitos humanos; jurisprudência do Superior Tribunal Federal (STF); controle de constitucionalidade, inconstitucionalidade, efeitos e problemas constitucionais em geral.

Além de procurador-geral, Gonet é presidente do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e procurador-geral eleitoral. O homenageado se formou em Direito pela Universidade de Brasília (UNB), em 1982. É mestre em Direitos Humanos Internacionais pela Universidade de Essex, no Reino Unido (1990), e doutor em Direito pela UNB (2008).

Gonet exerceu ainda os cargos de procurador-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e de conselheiro superior do Centro de Altos Estudos em Controle e Administração Pública do Tribunal de Contas da União (TCU), bem como tem realizado conferências em congressos jurídicos nacionais e internacionais.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alex da Piatã Assembleia Legislativa da Bahia Bahia democracia José Antônio Dias Toffoli justiça Niltinho Paulo Gustavo Gonet Branco procuradoria-geral da república STF Título de cidadão baiano

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ministro do STF, Dias Toffoli
Play

Não houve crime de organização criminosa, analisa Fux

Ministro do STF, Dias Toffoli
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Ministro do STF, Dias Toffoli
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Ministro do STF, Dias Toffoli
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x