Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Congresso vai homenagear Mãe Stella, ícone da ancestralidade afro-brasileira

Sessão solene será destinada a homenagear o centenário de nascimento da baiana, uma das mais importantes lideranças religiosas do Brasil

Redação

Por Redação

03/06/2025 - 7:31 h | Atualizada em 03/06/2025 - 8:57
Mãe Stella de Oxóssi
Mãe Stella de Oxóssi -

O Congresso Nacional realiza na quinta-feira, 12, às 14h, sessão solene destinada a homenagear o centenário de nascimento da baiana Mãe Stella de Oxóssi, uma das mais importantes lideranças religiosas do Brasil, reconhecida por sua contribuição para a cultura afro-brasileira e para a luta contra a intolerância religiosa.

Leia Também:

A sessão será realizada por iniciativa do senador Jaques Wagner (PT-BA), do deputado Bacelar (PV-BA) e da deputada Lídice da Mata (PSB-BA).

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Quem foi Mãe Stella

Nascida em 2 de maio de 1925 na capital baiana, Maria Stella de Azevedo Santos foi a quinta ialorixá do terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, um dos mais importantes do Brasil. Iniciada no candomblé aos 14 anos, recebeu o nome espiritual de Odé Kayodê, que significa "o caçador que traz alegrias", refletindo sua missão de disseminar conhecimento e fortalecer a cultura afro-brasileira. Mãe Stella de Oxóssi morreu em 2018.

Ela foi pioneira na educação ao fundar a Escola Eugênia Anna dos Santos, dentro do Ilê Axé Opô Afonjá, antecipando os objetivos da Lei 10.639, de 2003, que tornou obrigatória a inclusão da história e cultura afro-brasileira no ensino básico.

Igualdade racial

O compromisso de Mãe Stella de Oxóssi com a educação e preservação da memória afro-brasileira a consolidou como referência na promoção da igualdade racial e no fortalecimento das religiões de matriz africana, ressaltam os parlamentares no requerimento de homenagem à líder religiosa (REQ 7/2025 – Mesa).

Os autores do requerimento destacam ainda que a homenagem à Mãe Stella de Oxóssi visa fortalecer o compromisso do Congresso Nacional com a valorização das mulheres negras, historicamente invisibilizadas na construção da nossa identidade nacional e importantes agentes do verdadeiro processo de transformação e reconstrução da sociedade brasileira, bem como das tradições afro-brasileiras e da luta contra a intolerância religiosa.

“Caçadora de alegrias”

Autora de diversos livros e artigos sobre religião e cultura afro-brasileira, Mãe Stella de Oxóssi tornou-se uma intelectual respeitada, contribuindo para a valorização e preservação das tradições africanas no Brasil. Seu legado ultrapassou as fronteiras do candomblé e alcançou a academia, o setor público e a sociedade em geral, sendo um símbolo de resistência e sabedoria.

Guiada pelo princípio de Oxóssi, Mãe Stella atuou como verdadeira "caçadora de alegrias", promovendo a valorização do povo negro, da educação e da religião de matriz africana.

Sua luta contra a intolerância religiosa e o racismo a fez receber diversas honrarias, incluindo o Prêmio Camélia da Liberdade, a Medalha Zumbi dos Palmares e a Ordem do Mérito Cultural. Em 2013, Mãe Stella de Oxóssi tornou-se a primeira ialorixá a ocupar uma cadeira na Academia de Letras da Bahia.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

centenário Mãe Stella congresso nacional Ilê Axé Opô Afonjá JAQUES WAGNER Mãe Stella Mãe Stella de Oxóssi

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Mãe Stella de Oxóssi
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Mãe Stella de Oxóssi
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Mãe Stella de Oxóssi
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Mãe Stella de Oxóssi
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x