Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Lula convoca reunião de emergência para discutir tarifaço de Trump

Governo brasileiro avalia aplicar lei da reciprocidade após EUA anunciarem taxa de 50% sobre exportações

Da Redação

Por Da Redação

13/07/2025 - 14:56 h
Imagem ilustrativa da imagem Lula convoca reunião de emergência para discutir tarifaço de Trump
-

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou uma reunião para este domingo, 13, para discutir medidas que o Brasil tomará em relação ao tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Leia Também:

A medida do presidente estadunidense implantará uma taxa de 50% de impostos à todas as exportações brasileiras e a lei da reciprocidade será discutida, como foi revelado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Além de Lula e Alckmin também participarão da reunião o ministro da Secretaria de Comunicação, Sidônio Palmeira, e o senador Jaques Wagner. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não estará presente por incompatibilidade de agenda, já que a reunião foi convocada em caráter de urgência, mas um representante da sua equipe está presente.

De acordo com informações da Folha de S.Paulo, técnicos do Governo esperam a criação de um grupo de trabalho que proponha medidas de retaliação para barreiras comercias que forem impostas ao Brasil.

Entenda tarifa de 50% imposta ao Brasil

A medida, que terá fortes impactos na economia brasileira e também na economia baiana, surge como uma forma de retaliação ao país devido ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu na trama dos atos golpistas, no Supremo Tribunal Federal (STF).

“A forma como o Brasil tem tratado o ex-presidente Bolsonaro, um líder altamente respeitado em todo o mundo durante seu mandato, inclusive pelos Estados Unidos, é uma vergonha internacional”, inicia o texto de Trump.

Na mensagem, o norte-americano considera a relação comercial entre os país como desequilibrada e “longe de ser recíproco”. Nesse sentido, o presidente diz ser necessário o afastamento com o Brasil.

“Entenda que os 50% são muito menos do que seria necessário para termos igualdade de condições em nosso comércio com seu país. E é necessário ter isso para corrigir as graves injustiças do sistema atual”.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Brasil. Estados unidos Donald Trump Geraldo Alckmin guerra comercial impostos exportação Lula medidas econômicas reciprocidade. retaliação tarifaço

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x