Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Jorge Solla comemora universalização do serviço na Bahia

Deputado é um dos responsáveis pela criação e implantação do sistema no Brasil

Da Redação

Por Da Redação

14/03/2025 - 14:06 h
Imagem ilustrativa da imagem Jorge Solla comemora universalização do serviço na Bahia
-

O deputado federal Jorge Solla (PT), um dos responsáveis pela criação e implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no Brasil, celebrou a universalização do sistema na Bahia após a entrega de novas ambulâncias nas regiões de Itaberaba e Seabra.

Leia Também:

Com esses veículos, o estado alcança 100% da cobertura do serviço, garantindo atendimento de urgência para todas as regiões.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Mais um acerto do governo Lula, que tem investido pesado na renovação das frotas em todo o país. Com essa remessa, que atenderá Itaberaba e Seabra, cada canto da Bahia terá cobertura do SAMU", destacou Solla.

O deputado falou ainda sobre o "abandono" do sistema durante as gestões dos exs-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), que, de acordo com Solla, não fizeram aportes financeiros para fortalecer o SAMU no país.

"Precisou o PT voltar ao governo para o SAMU voltar a ter alguma atenção. O último aporte tinha sido feito pela presidente Dilma. Depois, Temer e Bolsonaro ignoraram o serviço, que ficou completamente comprometido com os veículos antigos e sucateados".

Criado em 2003, no primeiro governo Lula (PT), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) teve Jorge Solla, que na época atuava como Secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, como um dos idealizadores. A ideia do SAMU, inclusive, deriva de programas como o Resgate Médico, implantado durante a gestão de Solla na Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, e o modelo de serviço pré-hospitalar vigente na França.

A nova entrega faz parte do plano de renovação completa da frota nacional, com um investimento de R$ 243,5 milhões por meio do novo PAC. No total, serão distribuídas 789 ambulâncias para 559 cidades do país, sendo 12 destinadas à Bahia, beneficiando nove municípios, incluindo Itaberaba e Seabra, que até então não tinham cobertura do serviço.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

ambulâncias atendimento de urgência Bahia cobertura médica governo Lula investimento saúde itaberaba Jorge Solla PAC PT samu saúde pública Seabra universalização

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Moraes e Fux se estranham durante julgamento de Bolsonaro

Play

Alexandre de Moraes classifica atos de Bolsonaro como retrocesso à condição colonial

Play

Moraes aponta Bolsonaro como líder de trama golpista em julgamento

Play

Moraes: “Inaceitável um general manter agenda golpista no século 21”

x