POLÍTICA
Jerônimo Rodrigues vistoria obra que vai mudar cenário na Cidade Baixa
Governador esteve acompanhado de técnicos para analisar intervenções

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) visitou, neste sábado, 31, as obras dos sistemas 2 e 3 de macro e microdrenagem em execução nos bairros do Bonfim, Boa Viagem e Massaranduba, na Cidade Baixa de Salvador.
As intervenções, que estão sendo realizadas por meio do Ministério das Cidades (MCID), via Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), com obras executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), devem revolucionar a região, causando impacto imediato na vida de quem mora no local.
As obras têm como foco principal melhorar o manejo das águas pluviais via drenagem urbana nos três bairros, com intervenção que atinge cerca de 19% da Bacia de Itapagipe, compreendendo partes dos bairros do Uruguai, Massaranduba, Roma, Mares, Boa Viagem e Caminho de Areia, além de contemplar integralmente os bairros Vila Rui Barbosa e Jardim Cruzeiro.

Investimento
As obras possuem um investimento que passa da casa dos R$ 101 milhões, eliminando também pontos críticas de acúmulo de água. Além disso, as internvenções devem ampliar a capacidade de escoamento, garantindo também que não ocorrerão desastres naturais.
"Sempre que chovia forte era um sofrimento. A água entrava nas casas e a gente perdia móveis. Agora a esperança é de finalmente viver sem esse medo”, relatou dona Maria da Conceição, moradora da área, ao falar sobre as obras,
Durante a visita técnica, o governador Jerônimo Rodrigues, que esteve acompanhado de técnicos da Conder e Sedur, destacou a importância estratégica das intervenções para a Cidade Baixa.
“Essas obras são estruturantes e respondem a uma demanda antiga da população. Aqui nós vamos acabar definitivamente com o mau cheiro, com os insetos, com as muriçocas e com animais indesejados para a saúde. Além disso, haverá um embelezamento da área, com um processo de urbanização. Nós vamos ter, praticamente, uma orla, com quiosques, praças, jardins e arborização. As pessoas que moram nessa região terão seus patrimônios valorizados”, afirmou Jerônimo.
Leia Também:
Já o presidente da Conder, José Trindade, ressaltou o impacto urbano e social das obras. “Essa é uma das obras mais complexas e desafiadoras da história da Conder. Intervenção ocorre em uma área originalmente alagada e de manguezal, que foi aterrada historicamente, tem influência direta das marés e é marcada por uma grande concentração de moradias em ruas estreitas. Encaramos o problema de frente, com muita responsabilidade e cuidado com a comunidade”, explicou.
Construa com Elas
Jerônimo aproveitou a agenda e entregou os certificados das 18 participantes da oficina “Construa com Elas – Fundamentos de Pintura para Mulheres”, reconhecendo a conclusão da capacitação e destacando a importância da iniciativa para a promoção da autonomia feminina, da qualificação profissional e do fortalecimento socioeconômico da comunidade atendida pelo Projeto de Trabalho Social (PTS).
Com carga horária de 40 horas, durante dez dias, mulheres a partir de 18 anos, com no mínimo ensino fundamental incompleto, foram capacitadas na área de pintura.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




