Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CANNABIS

Governo Lula estuda regular plantio de Cannabis para fins medicinais

Atualmente, a plantação da Cannabis só pode ser feita em caso de obtenção de decisão judicial favorável

Da Redação

Por Da Redação

11/07/2023 - 17:19 h
Imagem ilustrativa da imagem Governo Lula estuda regular plantio de Cannabis para fins medicinais
-

O governo Lula (PT) estuda a possibilidade de regular o plantio de Cannabis para fins medicinais no Brasil em substituição às importações dos produtos, segundo informou a secretária nacional de Políticas Sobre Drogas e Gestão de Ativos do Ministério da Justiça, Marta Machado. As informações são do Jornal Folha de S.Paulo.

Atualmente, a plantação da Cannabis só pode ser feita em caso de obtenção de decisão judicial favorável. No mês de março, por exemplo, o ministério defendeu em um processo que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) autorize a plantação no Brasil.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No documento, a pasta alega que considera conveniente uma ampla e adequada regulação da importação e cultivo da Cannabis com baixa concentração de THC (componente que gera efeitos psicoativos), para fins industriais, farmacêuticos e medicinais.

A secretária defende a ideia de discutir no âmbito judicial o melhor modelo de regulação para o país. De acordo com Marta Machado, a intenção é eduzir o preço dos produtos à base de Cannabis e evitar, com isso, a judicialização que ocorre pelo país.

"Há modelos que fazem essa autorização somente para a indústria farmacêutica, outros reconhecem as associações. A Senad não tem nenhum modelo a priori, a intenção é discutir amplamente com todos os atores envolvidos um sistema prudente de regulação, fiscalização e monitoramento que evite o desvio para uso recreativo e que priorize a produção local e a indústria brasileira apta a ingressar nesse mercado", disse.

Já a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) trabalha a possibilidade da norma ser aplicada para uso em pesquisas.

"No âmbito das pesquisas clínicas que cabe à Anvisa regular, a agência pode regulamentar o plantio para fins de pesquisa. O que a gente vem trabalhando é em uma norma que regulamente o plantio para fins de pesquisa clínica para registro de medicamento ou autorização sanitária de produtos à base de cannabis", disse Daniel Meirelles, um dos diretores da agência.

Em Salvador, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) sancionou uma lei, de autoria do vereador André Fraga (PV), que permite que o Sistema Único de Saúde (SUS) forneça medicamentos à base de canadibiol (CBD) ou tetra-hidro-canadibiol (THC) na cidade. A medida foi sancionada no dia 7 de março.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

cannabis medicinal, governo Lula

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x