POLÍTICA
Flávio Bolsonaro usa IA em samba-enredo contra Lula no Carnaval; VÍDEO
Senador ataca presidente enquanto escola de samba prepara homenagem no Rio

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou, neste domingo, 15, um vídeo gerado por inteligência artificial que simula um samba-enredo atacando diretamente o presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT). A publicação ocorre no mesmo dia em que o mandatário é homenageado pela Acadêmicos de Niterói, na Sapucaí.
O vídeo irônico faz referência ao "bloco do Lulaladrão" e utiliza imagens simuladas de Lula e da primeira-dama, Janja, em situações que criticam gastos do governo.
"Lá vem o bloco do Lulaladrão, com a esbanja [em referência a Janja] dando a mão. Luxo, hotel, avião e a conta vai para o povão." A canção cita o escândalo do INSS, sobre esquemas de fraudes contra a Previdência Social, o caso do Banco Master, também envolvido em um esquema de fraude, e sigilo com gastos do cartão corporativo.
"Diferente do desfile eleitoral do Lula, esse vídeo não usou dinheiro dos impostos", alfinetou o senador, que é apontado como o principal herdeiro político de Jair Bolsonaro para o próximo pleito presidencial.
Veja o vídeo:
Homenagem na Sapucaí sob vigilância do TSE
Enquanto a oposição ataca nas redes sociais, a Acadêmicos de Niterói entra na avenida com o enredo "Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil". A escola exalta a trajetória do petista, mas o desfile está sob lupa jurídica.
Leia Também:
Na última quinta-feira, 12, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu não barrar o samba-enredo, mas emitiu um alerta severo. A ministra Cármen Lúcia destacou que a festa não pode servir de "fresta" para ilícitos.
Qualquer pedido explícito de voto ou excesso na exaltação da figura de Lula pode ser configurado como campanha antecipada ou abuso de poder econômico.
Críticas sobre verbas públicas
A oposição também questiona o financiamento do desfile. O governo federal rebate as críticas, afirmando que a escola recebeu a mesma cota de verba pública destinada a todas as outras agremiações do Grupo Especial e que não houve interferência na escolha do tema.
A tensão entre o vídeo de Flávio Bolsonaro e o desfile oficial reflete o clima de pré-campanha que domina o Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. Com o senador consolidado como o nome do PL para enfrentar o atual governo, cada ala e cada postagem tornam-se peças estratégicas no tabuleiro eleitoral.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes




