Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

FAFEN

Fábrica da Petrobras em Camaçari retoma produção de fertilizantes

Unidade teve a manutenção concluída no mês passado, com expectativa de retomada em janeiro

Anderson Ramos

Por Anderson Ramos

14/01/2026 - 21:40 h
Fafen de Camaçari será reaberta ainda neste mês.
Fafen de Camaçari será reaberta ainda neste mês. -

O mês de janeiro marca um avanço importante na retomada das fábricas de fertilizantes nitrogenados no Nordeste. A fábrica de fertilizantes nitrogenados da Bahia (Fafen-Ba) teve a manutenção concluída no mês passado e agora está em comissionamento de partida, com expectativa de início da produção de ureia até o final de janeiro, informou a Petrobras.

A planta que fica em Camaçari, pode produzir 1.300 toneladas por dia de ureia, o que corresponde a 5% do mercado nacional. A operação contempla também os Terminais Marítimos de Amônia e Ureia no Porto de Aratu, na cidade Candeias.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

Já em Sergipe, a unidade, que já vinha produzindo amônia desde 31 de dezembro, iniciou a produção de ureia em 3 de janeiro. A fábrica localizada no município de Laranjeiras, tem capacidade de produzir 1.800 toneladas por dia de ureia, equivalente a 7% do mercado nacional.

Juntas, as plantas vão produzir amônia, ureia e ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo), com investimentos iniciais de R$ 38 milhões em cada uma. A retomada das Fafens já está gerando 1.350 empregos diretos e 4.050 indiretos.

“As duas Fafens, juntamente com a Araucária Nitrogenados S.A (ANSA), outra fábrica nacional de fertilizantes da Petrobras, instalada no Paraná, responderão por 20% de toda a demanda de ureia do Brasil. A nossa expectativa é elevar a produção nacional para 35% nos próximos anos, com uma nova planta em construção no Mato Grosso do Sul”, projeta o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França.

A produção de nitrogenados das Fábricas vai contribuir principalmente para recuperar a capacidade nacional de insumos estratégicos para o agronegócio, com ureia fertilizante e ureia para alimentação de ruminantes, podendo também atender às indústrias têxtil, de tintas e de papel e celulose.

Retomada

A fábrica havia sido desligada pela Petrobras em março de 2018, como parte do plano de desinvestimentos da estatal. À época do fechamento, anunciado em 2018, a Petrobras alegou falta de competitividade da unidade e altos custos operacionais.

Em novembro de 2021, a Fafen chegou a ser reaberta, com expectativa de geração de cerca de 500 empregos. Em 2020, a unidade foi adquirida pelo Grupo Unigel e recebeu cerca de R$ 95 milhões em investimentos. O contrato foi desfeito em 2023, e desde então, a fábrica ficou fechada, em hibernação.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

camaçari Fafen Bahia Fafen Sergipe fertilizantes nitrogenados Petrobras produção de ureia

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fafen de Camaçari será reaberta ainda neste mês.
Play

‘TromPetista’ toca berrante durante caminhada de bolsonaristas

Fafen de Camaçari será reaberta ainda neste mês.
Play

Luciano Ribeiro revela missão na Alba: "Honrar legado de Alan Sanches"

Fafen de Camaçari será reaberta ainda neste mês.
Play

Bolsonaro na Papudinha: conheça luxuosa cela do ex-presidente

Fafen de Camaçari será reaberta ainda neste mês.
Play

Geraldo Júnior reflete sobre chapa majoritária: "Sempre soube esperar"

x