Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Deputados se dividem sobre reação à taxação dos EUA

Líder do PL diz que tarifaço é problema do Executivo; presidente da Comissão de Finanças diz que taxa é injustificável

Por Redação

23/07/2025 - 10:59 h
Líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante
Líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante -

A ameaça dos Estados Unidos de taxar produtos brasileiros em 50% a partir de 1º de agosto continua a gerar debates na Câmara. Enquanto o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), atribui a resolução do problema ao Executivo, o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Rogério Correia (PT-MG), diz que não há justificativa técnica para essa taxação.

Leia Também:

Problema do Executivo

“Esse não é um problema nosso [da Câmara]”, disse Sóstenes Cavalcante, em entrevista à Rádio Câmara nesta sexta-feira (18). “É problema de governos: governo executivo brasileiro, na figura do presidente atual da República, com o governo Donald Trump lá nos Estados Unidos.”

Segundo Sóstenes, o papel do Legislativo é atuar em eventual necessidade do Executivo e, até o momento, o Palácio do Planalto não acionou a Câmara. “Então não temos o que fazer”, resumiu, criticando a falta de diálogo do governo brasileiro com a administração americana.

Tentativa de interferência

Por outro lado, o deputado Rogério Correia afirmou que o governo brasileiro já busca negociar com o governo americano. Em entrevista à Rádio Câmara nesta sexta-feira, 18, o parlamentar aventou a possibilidade de o Brasil aplicar a Lei da Reciprocidade Econômica – recentemente aprovada pelo Congresso – e taxar a importação de produtos norte-americanos. “Mas espero que não cheguemos a tanto”, torce Rogério Correia, apostando num “recuo” do presidente dos EUA.

Para Correia, a taxação é injustificável, visto que os EUA têm superávit anual de US$ 68 bilhões nas relações comerciais com o Brasil. O deputado acusou Donad Trump de tentar interferir na justiça brasileira e de atacar o sistema de pagamentos PIX. “[Trump] Quer que a gente destrua o nosso PIX para validar o cartão de crédito americano”, criticou.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Brasil x EUA Câmara dos Deputados comércio exterior congresso nacional Donald Trump exportação governo Lula importação Lei da Reciprocidade Econômica produtos brasileiros Rogério Correia sóstenes cavalcante taxação dos EUA

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante
Play

Presidente do STF ignora crise dos vistos e é flagrado no forró

Líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante
Play

Clima esquenta na Câmara: Motta e Jordy trocam acusações

Líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante
Play

Janones diz que teve pênis apalpado em briga no Congresso; entenda polêmica

Líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

x